quinta-feira, 11 de outubro de 2012



Quarta-feira, dia 2 de novembro 2011

Rota Germânica
Iniciativa celebra 10 anos
Diversas autoridades acompanharam o momento festivo que culminou em uma confraternização na Lagoa da Harmonia
Teutônia – O Município realizou na noite da quarta-feira, dia 26 de outubro, programação especial comemorativa aos 10 anos da Rota Germânica, no Restaurante da Lagoa da Harmonia. Abertura contou com a presença de diversas autoridades e foi realizada pelo Coral Municipal de Teutônia. Além de comemorar o aniversário da iniciativa, o momento também serviu para fazer uma avaliação e projeção para futuras ações.
Na oportunidade, houve apresentação do histórico dos 10 anos da Rota Germânica e a posse do Conselho Municipal de Turismo, que tem a vigência de dois anos, que ficou assim constituído: Vanda Schneider, Veridiana Johann, Francine Wolf, Leila Ahlert, Ariberto Magedanz, Guilherme Oliveira, Clarice Ribeiro, Andréia Hergemöller, Vitor Hugo Valerius, Daniela Luersen e Alexandre Blömpker.
A presidente da Rota Germânica, Vanda Schneider, destacou que a iniciativa é importante para mostrar a região para todo o país e outras partes do mundo. “Através do nosso trabalho resgatamos aspectos históricos e culturais, assim como reativamos espaços. Houve momentos difíceis e de realizações, mas temos muito ainda para nos aperfeiçoar”, completou Vanda.  
O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, enfatizou o grande envolvimento de pessoas na construção destes 10 anos de história. “Uma rota somente se consolida se tivermos empreendedores, pois se depender apenas do poder público está morta”, destacou. Ele também elogiou o investimento do Município na contratação de uma turismóloga.
O representante do Ministério da Cultura, Eduardo Gomes, enalteceu o trabalho do Município na questão do canto coral. “Fizemos um projeto que em breve será publicado no Diário Oficial da União, que trará sustentabilidade para esta atividade. Estou muito feliz e acredito que este projeto também vai surpreender”, revelou.
O secretário da educação de Westfália, Gustavo Sieben, enfatizou que o Município também conta com três pontos que integram a Rota Germânica. “Estamos trabalhando para promover o turismo nestes locais, como também propondo novidades. Manter um empreendimento como este não é fácil, mas nunca podemos desistir”, ressaltou.
O presidente do Legislativo teutoniense, Valdir Oliveira do Amaral, demostrou sua satisfação em representando a Câmara de Vereadores no evento. “Parabéns à todos, pois é em conjunto que se proporciona o crescimento. A câmara de Vereadores tem apoiado o turismo aprovando projetos importantes, como do Turismóvel”, lebrou.  
O deputado Luís Fernando Schmidt destacou o projeto que existe junto ao Ministério da Cultura que proporcionará recursos e benefícios para os grupos de corais do Município, também citado pelo representante do Ministério da Cultura. “Temos também um projeto que ainda deve ser encaminhado, para que Teutônia seja reconhecida como a capital nacional do canto coral, pois o que os corais fazem não tem preço”.  
O vice-prefeito e secretário da Cultura de Teutônia, Ariberto Magedanz, comentou os eventos realizados no Munícipio que já trazem muitos turistas, como a Copa Adidas, o encontro de Carros Antigos, Festa de Maio, Malarrara, etc. “Este comemoração não quer dizer que estamos satisfeitos, mas é um desafio, para dizer que é possível melhorar muito ainda”. Também foram citadas iniciativas da administração municipal para incentivar o turismo.
Após o sorteio de brindes, houve o parabéns a você acompanhado de um bolo, seguido de coquetel. Fazem parte da Rota Germânica: Centro Administrativo; Pesque e Pague Stahlhöfer; Lagoa da Harmonia; Antick Haus Bergmann; Engenho Quatro Ventos, Artesanato e Floricultura Musskopf; Bella Luna Aromas; Restaurante do Matinho; Artesanato Sapato de Pau e Vividiana Pedras. 

Nenhum comentário: