quinta-feira, 11 de outubro de 2012


11 de janeiro de 2012

Água escassa           
Agricultores com dificuldades para abastecer propriedades
Westfália - Alguns agricultores do Município estão tendo dificuldades para abastecer suas propriedades com água potável. Na semana passada, os agricultores da localidade de Silveira Martins já haviam pedido ajuda, pois a Associação de Água da localidade não tinha mais condições de servir os agricultores.
Tanto que, se iniciou a colocação de encanamento para que fosse possível a Associação da Água de Linha Paissandu compartilhar a água com a de Silveira Martins. Mas, na sexta-feira, dia 6 de janeiro, constatou-se que ocorreu uma diminuição significativa na vasão do poço de Linha Paissandu, que era de 15 mil litros por hora.
No final de semana, tentaram deixar ligada a bomba, que ficou trabalhando cerca de oito horas e deu a vasão de apenas 18 mil litros, água insuficiente para manter as atividades das propriedades. O poço tem uma profundidade de 270 metros e na sexta-feira tiveram que baixar a bomba para 246 metros na busca de água. O secretário de Obras, Paulo Bagatini, também auxiliou na busca de soluções para os agricultores.
As lideranças locais estão buscando outras alternativas para o abastecimento. Conforme o vice-prefeito, Otávio Landmeier, a opção tem sido recorrer as fontes naturais e açudes, águas mais superficiais. “Seria possível ligar algumas horas a bomba, mas se sabe que o poço não tem mais condições de fornecer água”.

Produtores
O vice-prefeito destaque que este ano houve um incremento significativo na produção do Município e, por consequência, um aumento no consumo de água. “Com este calor o consumo aumenta ainda mais, porque os próprios animais sentem essa necessidade”, explica Landmeier.
Os produtores Liro e Adriano Horst já sofrem com a falta de água. “Estamos com a produção na fase terminal para abate e consomem mais água”, explicou Adriano. Segundo ele, estão sendo utilizados de 20 a 25 mil litros por dia para a produção. Como alternativa, a família está bombeando água do açude de um vizinho para o reservatório de sua propriedade.
Outra propriedade de Linha Passandu que está sentindo os efeitos negativos é a de Zilmar Rutz. No sábado, para amenizar a situação da propriedade uma máquina da prefeitura abriu uma vertente. “Não temos outra água, estamos utilizando esta para os animais e para nosso consumo”, revelou o filho Eduardo. A esposa de Zilmar, Aneli Rutz, ainda conta que até para lavar roupa estão economizando água. 

Nenhum comentário: