quarta-feira, 17 de outubro de 2012


11 de maio de 2012

ONG de Teutônia e Polícia Civil apreendem animais silvestres
Taquari – Após três meses de investigação, neste último dia 3 de abril, a ONG Rede de Proteção Ambiental e Animal (Repraas) de Teutônia, que atua em todo o Vale do Taquari, em pareceria com agentes da 19ª Regional Polícia Civil, realizou a operação “Assas da Liberdade”, em Taquari. A união de esforços resultou na maior apreensão de pássaros silvestres da região.
Na ação de combate ao tráfico de animais foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. Além de policiais civis e da delegada Betina Caumo de Taquari, participaram da ação três agentes ambientais da Repraas, entre eles um biólogo de Bento Gonçalves e um de Encantado. Foram apreendidos 269 pássaros silvestres, 36 galos de rinha, 29 alçapões, 32 transportadores, seis redes para captura, 49 anilhas falsas, uma espingarda, um revólver calibre 38 e uma granada.
Os proprietários das armas deverão responder por posse ilegal de arma de fogo. A comercialização dos animais era feita nas residências nas quais eram mantidos em cativeiro em Taquari. Segundo o presidente da Repraas, Vladimir da Silva, os pássaros foram levados para um criadouro autorizado.
Dentre os apreendidos, 173 foram soltos na natureza e 96 permanecem em observação por não apresentaram de saúde adequadas. “A maioria estava em condições inadequadas, com muita sujeira nas gaiolas, dois pássaros estavam com as asas cortadas e um com a perna quebrada”.
Os galos com sinais de maus tratos e deverão ser encaminhados para o abate sanitário. Os responsáveis pelos criatórios ilegais responderão na esfera criminal pelo aprisionamento de animais, além de pagar multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil dependendo da espécie. 

Nenhum comentário: