quinta-feira, 11 de outubro de 2012

22 de dezembro de 2011


Decoração
Enfeites que trazem o espírito natalino
Westfália O Natal é uma época de celebrar o nascimento de Jesus, lembrar tradições de família e momentos importantes da vida que passamos. Uma das maneiras de recriar estas lembranças bonitas de confraternização em família e amigos é através da decoração. Embora, muitas pessoas tenham perdido este hábito e não fazem questão de enfeitar suas residências, para outras pessoas este ritual ainda é algo muito importante. 
      Na casa da oficineira do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Claudete Kunzler Beckenbach, moradora do Centro de Westfália, pode-se dizer que o Natal é bem lembrado e comemorado. Pois, ela faz questão de decorar os diferentes ambientes da residência, são Papai Noéis de todas as formas e estilos, mas embora ele seja o tema central das decorações, árvores, bonecos de neve e renas não são esquecidos.
      Conforme Claudete, o hábito de decorar a casa vem de família. “Minha mãe sempre tinha o hábito de montar a árvore e um presépio, além de confeccionar as típicas bolachas de Natal”, contou ela. Por isso, desde que tem sua própria casa, enfeita todos os anos para o Natal. “Alguns anos um pouco mais, em outros menos, mas sempre tem algum enfeite diferente”, completou.
        Já na entrada de casa, os visitantes entram no espirito natalino com um tapete, um festão verde entorno da porta, com bolinhas, topes e fitas. Na sala estão a árvore de Natal e o presépio montados por Claudete, além de velas e pequenos enfeites de bonecos de neve, renas e miniaturas de árvores de fuxico que recepcionam os visitantes na mesinha de entrada e estante.  
     Na mesa central, miniaturas de Papais Noéis, velas em formato de árvore, bonecos de neve, como também nos sofás. Até mesmo os quadros de fotos da família, dão espaço para os de Natal. Na sala de jantar, além de bonecos, toalhas e velas, também tem um lugar especial reservado para os trabalhos feitos manualmente por ela. E nem a cozinha e a do banheiro escapam do toque natalino. “Sem os enfeites o período natalino não teria graça”, revelou.
     Em função de suas atividades como oficineira, Claudete não apenas adquire ou ganha as peças, mas também as confecciona. “Faço trabalhos em patchwork, mobiles, bonecos de Papai e Mamãe Noel de pano em estilo country”, explicou.
       Para deixar sua residência pronta para as festividades, os primeiros enfeites começam a ser colocados na véspera da primeira semana do advento e tudo isso tem um significado especial para ela. “Significa a preparação para a chegada de uma nova vida, momento de renovação e preparação para o ano novo”, expôs.
       A quantidade de objetos natalinos cresce ao longo dos anos na casa de Claudete, mas ela guarda todos com muito carinho. “Até falta espaço”, brinca ela. E cada objeto da coleção é cuidadosamente guardado depois que passam as festas. Neste ano, ela também realizou trabalhos juntamente com voluntárias e a primeira-dama de Westfália, Ingrid Marasca, na composição da ornamentação natalina do Município. 

Nenhum comentário: