quinta-feira, 11 de outubro de 2012


14 de dezembro de 2011

Agricultura
Encontro define Pré-Território de Desenvolvimento Rural
Teutônia – A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia esteve lotada na tarde da terça-feira, dia 6 de dezembro, para a assembleia com representantes do setor agrícola de diversos municípios, cooperativas, associações e prefeituras. O intuito do encontro foi a formalização do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável. 
Na ocasião foi aprovada a definição de um Pré-Território, composto por cerca de 30 municípios da área de abrangência da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Porém, o projeto ainda está aberto para adesão de mais municípios. Antes disso, uma Comissão Provisória já havia sido constituída, em reunião realizada no dia 26 de agosto, em Cruzeiro do Sul.

União
     O prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, destacou a importância da união de esforços das cidades da região para melhorar a vida no campo. “Somente alcançamos os objetivos unindo esforços. Acredito na necessidade de um desenvolvimento regional, para que todos possam colher resultados”, pontuo.
       O vice-presidente do STR de Arroio do Meio, Aurio Scherer, lembrou que o assunto do Pré-Território é pauta há dois anos na região baixa do Vale do Taquari. “É uma estrutura que está sendo organizada para somar e não disputar espaço, especialmente para a agricultura familiar que é a mola mestre da nossa região. Buscar melhores dias para os nossos agricultores. A partir de agora temos que trabalhar e estruturar propostas”, ressaltou. 
    A presidente do STR Teutônia, Liane Brackmann, fez um detalhamento da proposta, que na região deverá ser voltada para a agricultura familiar e produção de alimentos. “Pretendemos conseguir contribuir com os pequenos através de recursos. É uma proposta de inclusão em que todos os atores envolvidos podem contribuir”, expôs. Conforme ela, um diagnóstico deverá ser feito apontando as maiores necessidades e, a partir disso, será estruturado um plano de ação.   
O delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Nilton Pinho de Bem, destacou alguns exemplos práticos de projetos que conseguiram ser concretizados via articulações dos Territórios, criando alternativas para a produção. Segundo ele, nesses locais sempre foram utilizados os meios que eles tinham para permitir uma transição mais segura.  

Prosseguimento
    Também foi formado o núcleo dirigente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter). Participam a Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Amvat, Secretaria Estadual do Planejamento, Regional Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Capa, cooperativas, associações e Conselhos de Desenvolvimento Rural da região. 
     Outra reunião já está marcada para a tarde de hoje, a partir das 14h, na sede do STR de Teutônia. Na oportunidade serão nomeados os representantes de cada entidade pertencente ao núcleo, bem como um coordenador. Também se dará prosseguimento ao material que dever ser encaminhado ao MDA para aprovação do território.

Nenhum comentário: