sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Caspa é mais comum no inverno

Todo mundo teve ou terá um dia, algum grau de caspa. Uma descamação acompanhada de oleosidade excessiva, que aparece no couro cabeludo. Este é um é um problema muito comum entre as pessoas e, em geral, passa desapercebido por não trazer grandes complicações à saúde. Porém, em alguns é tão intensa que pode passar a incomodar. Pois, além de ser acompanhada de coceira, vem acompanhada de muitos pontinhos brancos sujando as roupas, principalmente as mais escuras.

Segundo o dermatologista Sandro Duarte, é mais comum a caspa aparecer no inverno devido aos banhos mais quentes e demorados. “As pessoas às vezes não lavam os cabelos todos os dias porque acham que faz mal, o que favorece a caspa”, acrescentou Sandro. Outro fator, que pode desencadear o aparecimento da caspa é o estresse.

Apesar de ser um problema comum, a caspa não tem uma causa bem definida. “Ela pode ter a influência de algum tipo de fungo, a oleosidade da pele, ou mesmo, a tendência genética da pessoa contribuem para isso”, explicou o dermatologista. Em geral, ocorrem em pessoas que tem a pele mais oleosa e com pré-disposição genética.

Uma das principais orientações do dermatologista é que as pessoas devem lavar os cabelos todos os dias, para evitar que apareça a caspa. “Os banhos não devem ser muito demorados, nem quentes”, explicou Sandro. A exposição ao sol também é um fator positivo no combate as caspas. Além disso, também existem os shampos anti-caspa. “Como todos os produtos cosméticos existe sempre alguns que fazem uma propaganda exagerada e não trazem benefícios. Porém, existem alguns shampos específicos que têm o beneficio comprovado contra caspa”, ressaltou o médico.

Segundo Sandro, os especialistas orientam o uso de shampos embasados na gravidade que a caspa se apresenta. “Conforme esta avaliação, vão ser indicados shampos mais ou menos potentes”, acrescentou. Nas farmácias existem diversos, mas cada caso exige um tipo específico.

A dermatite seborréica é considerada uma forma mais grave de caspa, quando provoca vermelhidão, coceira e inflamação do couro cabeludo, além da descamação. Pode ocorrer também nas sobrancelhas, laterais do nariz e em torno das orelhas. Estes sintomas devem ser avaliados por um dermatologista, pois podem ser confundidos com outras doenças.

Nenhum comentário: