sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Teste do pezinho - cuidando bem do bebê desde o nascimento

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

O momento de realizar o teste do pezinho no recém nascido, em geral, não é muito confortável para as mamães. Muitas delas ficam com o coração apertado ao verem a enfermeira fazer um furinho no calcanhar do bebê. Mas, é justamente por isso que este exame é popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita por meio de um furinho no pé da criança.

Segundo o pediatra Marcelo Kist, o furinho é feito no calcanhar dos nenês, pois esta é uma região rica em vasos sanguíneos. "Tornando a coleta de sangue mais fácil", completou Kist. Na verdade, o furo é quase indolor, mas como esta é ainda uma sensação nova para o recém nascido, ele acaba chorando. Neste processo, em que são retiradas algumas gotinhas de sangue para análise, podem detectadas algumas doenças.

"O teste do pezinho é um exame laboratorial que detecta precocemente doenças que causam retardo no desenvolvimento físico e mental dos bebês", explicou o pediatra. Kist acrescenta que é importante realizar o exame, pois no caso da positividade, é possível realizar o tratamento antes que a doença diagnosticada cause seqüelas irreversíveis.

Para que a prevenção seja possível, "recomenda-se que o teste do pezinho seja feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida", complementou Marcelo. Porém, se houver algum impedimento, ele poderá ser feito até trinta dias do nascimento. "Assim que os pais receberem o resultado, ele deverá ser mostrado ao pediatra", ressaltou Kist.

O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil. Em geral, o teste pode ser realizado nos postos de saúde dos municípios, pois é oferecido gratuitamente para toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Programa Nacional de Triagem Neonatal. "O teste realizado pelo SUS é básico e detecta três doenças", pontuou Marcelo. São elas:

Fenilcetonúria: O organismo não consegue desmanchar a fenilalanina, uma substância existente no sangue que, em excesso, leva a deficiência mental.

Anemia Falciforme: Os glóbulos vermelhos na circulação, diante de certas condições, alteram a sua forma, dificultando a passagem de sangue.

Hipotireoidismo: Ausência ou reduzida produção do hormônio da tireóide que é importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, principalmente o sistema nervoso central.

Existem também testes do pezinho mais sofisticados, como o Máster, feitos em laboratórios particulares. "Estes podem detectar mais de trinta diferentes patologias, englobando também doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose, rubéola, AIDS, citomegalovírus, chagas e outros problemas metabólicos", destacou o pediatra. Porém, este é um recurso sofisticado e bastante caro.

Dia Nacional do Teste do Pezinho
O Governo brasileiro, em reconhecimento ao grande serviço prestado à saúde pública, instituiu o dia 6 de junho como "Dia Nacional do Teste do Pezinho".

Dicas
--- Não esqueça de buscar o resultado. Qualquer alteração no resultado, leve para o pediatra examinar.

--- Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida.

--- Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down.

--- O exame do pezinho é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê. Não esqueça que o exame convencional é obrigatório e gratuito. Exija sempre seus direitos e faça com que sejam cumpridos.

Nenhum comentário: