sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cuidados com a saúde bucal iniciam já na gravidez

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

O sorriso é o cartão de visita da maioria das pessoas. Um sorriso bonito abre muitas portas, causa boa impressão, demonstra saúde, boa aparência, auto-estima elevada e aproxima pessoas. A preservação dos dentes é um trabalho que deve ser iniciado quando ainda somos pequeninhos. O trabalho árduo é feito em conjunto, com a ajuda dos pais e do dentista.

Os cuidados com a saúde da boca, segundo a odontóloga Ângela Badeira, começam no início da gestação. A dentista recomenda que a mãe marque uma visita nos primeiros meses da gravidez para receber orientação. “Através de uma alimentação balanceada já se pode interferir na formação desta criança que está para nascer”, pontuou Ângela. Ela acrescenta que o paladar da criança começa a se formar no terceiro mês de vida intra-uterina, por isso a questão alimentar pode ser trabalhada desde cedo.

Segundo a dentista, os problemas com a saúde bucal também podem hereditários, mas os maus hábitos alimentares e de higiene, dos próprios pais, são mais freqüentes. “Poder orientar a gestante de qual é a melhor maneira dela mesmo poder se tratar, também é importante”, destacou a dentista. Muitos não sabem, mas a prevenção da cárie e de outros problemas na boca da criança começa com a própria higiene bucal da mãe.

Caso a mãe necessite de algum tratamento odontológico, a odontóloga conta que o miais indicado é esta mãe deve fazê-lo entre o terceiro e o sexto. Os problemas bucais mais freqüentes em gestantes são os tumores gravídicos, que são lesões de gengiva. Ângela acrescenta que existe risco de a mãe passar algum tipo de doença bucal para o bebê, apenas se ela tiver algum processo inflamatório ou algo mais sério.

Quando o bebê nasce é possível dar início ao tratamento dentário, com a remoção do leite ou de alimentos que ficam acumulados na língua, próximos às bochechas e no canto da boca. “A gengiva também precisa ser higienizada, não é só no momento em que nascem os dentes”, ressaltou Ângela. Embora não haja um tamanho de escova de dente ideal nessa fase, o processo de limpeza pode ser feito com uma gaze ou fralda umedecida. “Uma vez por dia já é o suficiente, por que ela não apresenta dentes. Então, é mais para criar o hábito e remover os restinhos de leite”, explicou.

Entre o primeiro e o segundo mês de vida, fora do útero materno, os pais já podem levar o bebê para que sejam dadas as orientações no sentido de higiene e alimentação. “Os bebês nascem livres de qualquer hábito, de qualquer rotina, os pais é que devem introduzir”, enfatizou a dentista. Este procedimento também visa evitar que as crianças cheguem a um ano de idade sem ter freqüentado o dentista e não fazer a higiene correta da boca.

Alimentação da mãe pode interferir nos hábitos do bebê
A alimentação é um fator importante na gestação, pois, além de fornecer o alimento para o bebê, forma o paladar do mesmo. Segundo a dentista, frutas e verduras são a base de uma alimentação saudável, como também alimentos integrais. “Durante a gestação o bebê forma o paladar. Com isso, ele terá mias tendência de gostar daquele sabor que a mãe ingeriu durante o período do terceiro mês de vida intra-uterino em diante”, explicou. Por isso, Ângela ainda lembra que é importante evitar os doces.

Dicas importantes
A dentista Ângela cita uma série de dicas importantes que ajudam a evitar os problemas dentários que aparecem com no decorrer da vida, principalmente de pessoas com maus hábitos alimentares e de higiene. Pequenas ações realizadas no dia-a-dia, desde o nascimento do bebê, que previnem e educam os futuros adultos. Evitando assim, os problemas mais freqüentes atendidos em consultórios dentários e postos de saúde.

Receitas caseiras - Receitas caseiras para cólicas ou mel na chupeta não são recomendados. “O mel é uma substância que durante o primeiro ano de vida não deve ser dado para as crianças, por que o organismo do bebê não está preparado absorver as proteínas que ele possui”, contou ela. Da mesma forma, a clara de ovo é contra- indicada.

Chupetas - Do ponto de vista odontológico, tanto a chupeta como a mamadeira devem ser evitadas. “O bico da mamadeira tem um formato totalmente diferente da boca”, lembra a dentista. Existe um bico de mamadeira com formato que se assemelha ao seio materno que pode ser substituído, e não traz tantos malefícios ao bebê. Outra opção é dar o leite em um copinho.

A dentista ainda alerta para os furos feitos nos bicos das mamadeiras, que devem ser bem pequenos. “A criança precisa sugar. Se o buraco é um buraco muito grande, o leite sai demais e a criança não dá conta, como também não estimula toda a musculatura orofacial”, enfatizou. Fator este, que está diretamente ligado ao alto número de procura aos fonoaudiólogos.

Leite de vaca - A gente não recomenda leite de vaca, as proteínas do leite da vaca são boas para o bezerro. “Não tem nada que possa se assemelhar ao leite materno”, ressaltou Ângela. Se não for possível a amamentação, o ideal são estes os leites enlatados. Ou, misturar o leite de vaca com água, se a mãe não tem condições financeiras de adquirir os produtos enlatados. Procedimento este, que deve ser acompanhado por uma nutricionista, pois existe uma medida ideal para esta mistura.

Creme dental – O creme dental pode ser usado nas crianças, logo que começar a nascer os dentes molares, na parte de trás da boca. “Com uma ressalva muito grande aos cremes dentais fluoretados, que a criança não deve usar. Deve-se evitar o uso também de cremes dentais com sabores, pois a dose flúor é igual a do creme dental de um adulto”, expôs ela. Este cuidado é importante, principalmente se a criança não souber cuspir, pois pode causar manchas nos dentes se ela ingerir o creme dental. Uma das opções apresentadas pela dentista é comprar cremes dentais manipulados em farmácias livres de flúor.

A dentista Ângela Bandeira é formada há 18 anos em odontologia. Logo após se formar, ela começou a trabalhar com prevenção e odontopediatria, para isso, realizou curso específico de odontologia para bebês.

Nenhum comentário: