sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Anabolizantes e a obsessão por um corpo malhado

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

A obsessão é o estado psicopatológico, caracterizado pela involuntária persistência de uma idéia na mente. A pessoa pode ter esse desejo impulsivo por alguma coisa, sem medir as conseqüências ou mesmo sem ter consciência delas. Existem aqueles que têm compulsão por comer, outros por comprar, por limpeza, em realizar atividades físicas, enfim, os objetos da motivação são os mais diversos.

Um dos grandes problemas que tem invadido a mente dos adolescentes é a falta de limites na busca de um corpo malhado. Sem muita preocupação com as conseqüências, eles acabam ingerindo substâncias prejudiciais à saúde, na procura de resultados imediatos. Neste sentido, quando se fala se culto ao corpo e aumento rápido de massa muscular, logo vem à cabeça os anabolizantes. Uma prática mais comumente associada aos homens, mas que têm aumentado entre mulheres.

Esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pêlos, barba, voz grossa etc. São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidades suficientes de Testosterona, mas sempre com controle e prescrição médica.

Nos casos em que estas drogas são recomendadas pelos especialistas, segundo o professor de Educação Física Bruno Tigemann, a receita fica retida na farmácia, pois se trata de um medicamento controlado. "Os anabolizantes esteróides são hormônios potentes que só podem ser adquiridos em farmácia e com receita médica, em academia é crime", explicou Tiggemann. O professor acrescenta que, por ser um medicamento controlado, muitas vezes, os usuários acabam adquirindo no mercado negro, através de contrabando.

Prejudicial a saúde
Em geral, os professores de Educação Física aconselham os alunos a possuírem um acompanhamento de um nutricionista, quando desejam manter treinamento nas academias. "Porque, muitas vezes, as pessoas fazem alimentações precárias e buscam de maneiras ilícitas para aumentar a força", ponderou o professor de Educação Física, Diego Gartner. Além disso, ele acrescentou que uma boa alimentação é importante para medir a capacidade de cada um.

Para o professor Diego, toda a parte de suplementação alimentar, bem como os anabolizantes, deve vir através de prescrição médica. "Os profissionais da Educação Física apenas prescrevem treino. Tudo que foge a isso, não nos diz respeito", enfatizou Gartner. Por isso, a necessidade do encaminhamento para profissionais que podem atender melhor a questão alimentar e nutricional.

"O uso de anabolizantes, com certeza pode ser muito prejudicial, quando não vem de prescrição médica. Ele causa inúmeros malefícios à saúde e, eu como professor e proprietário de academia, em nenhum momento considero apropriado", ponderou Gartner.

Existem casos em que foi detectada a presença de anabolizantes esteróides dentro de alguns suplementos alimentares. Mas, estes são produtos fabricados de forma irregular e sem fiscalização. "Acreditamos na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que controla a qualidade dos alimentos, inclusive dos suplementos alimentares", ponderou Tiggemann. O professor ainda lembrou que anabolizantes e suplementos alimentares são duas coisas diferentes.

Efeitos colaterais
A maioria das pessoas utiliza anabolizantes para aumentar rapidamente a massa e a força muscular. Porém, junto com estes resultados rápidos, vêm também os damos à saúde. Mesmo com esses efeitos nocivos, muitas pessoas se arriscam por vaidade. A principal coisa que as pessoas devem ter em mente, é que o uso dos anabolizantes trará benefícios estéticos à curto prazo, mas poderá ocasionar problemas graves e irreversíveis à saúde ao longo do tempo.

Alguns dos efeitos colaterais que os anabolizantes podem causar são: um aumento de crescimento de pelos pelo corpo, diminuição do crescimento do couro cabeludo (calvície), acne e espinhas, a voz fica mais aguda, existe a alteração do humor, a pessoa começa a ficar mais agressiva, o aumento da barba e pelos no rosto. "Existem outros efeitos que não são tão perceptíveis, que o uso de anabolizantes pode ocasionar", complementou Tigemann. Como o câncer e as lesões nos tendões.

Ainda podem fazer parte dos efeitos nocivos desta droga: o aumento da pressão arterial, hipertrofia da próstata que pode ocasionar impotência, insônia, cefaléia (dor de cabeça), ginecomastia (excessivo aumento dos mamilos em homens), limitação do crescimento, aumento do colesterol, arritmia cardíaca, hepatoxidade (problemas ou lesões no fígado) e morte súbita.

Dependência
Essas substâncias sintéticas utilizadas para o ganho de massa muscular rápido podem gerar dependência. O professor Bruno explica que a pessoa que começa a utilizar o anabolizante esteróide está procurando uma mudança na vida. Ela esta querendo ficar mais forte, maior, diferente. "Então, no momento em que ela está utilizando a droga ela obtém isso que ela estava querendo", avaliou Bruno. Porém, se é interrompido o uso, a pessoa vai perder a musculatura adquirida, tornando-se grande o risco de dependência.

Determinado geneticamente
Aqueles que desejam ter um corpo robusto devem ter em conta outro fator: o ganho de massa muscular está limitado geneticamente. "Cada pessoa vai ganhar uma quantidade diferente de massa muscular. Mesmo que siga um treinamento ideal e que tenha uma nutrição adequada. A quantidade de massa muscular que a pessoa vai adquirir depende da carga genética", ressaltou Bruno. Por isso, nem todos conseguirão ficar com uma grande massa muscular, pois podem não ter capacidade genética para isso.

"O que a gente orienta é a pessoa manter uma atividade física para aumentar a qualidade de vida, para ter mais saúde e assim pode colher os benefícios que essa atividade traz. Quanto ao uso de anabolizantes esteróides, sou radicalmente contra. Além de ser proibido pelos órgãos reguladores, não vejo vantagens nesse tipo de substância para atletas e para pessoas comuns. A maioria das pessoas que procuram, estão desinformadas e nem imaginam os riscos que estão correndo", esclareceu Bruno.

Os alunos vão para as academias com a ânsia de aumentar a massa muscular. "Todo mundo que tem um pouquinho de conhecimento da área, sabe que é necessário no mínimo três meses para que o músculo comece a entrar no processo de adaptação", esclareceu Diego. Por esse motivo, segundo o professor, as academias acabam perdendo alunos.

Orientação
A orientação e a condução dos treinamentos por um profissional capacitado é fundamental para o desenvolvimento harmonioso do corpo e sem risco à saúde. "Os interessados em manter uma atividade física devem procurar um profissional de Educação Física. Verificar se esse professor é registrado pelo Conselho e se ele pode dar uma resposta satisfatória para as aspirações da pessoa", expôs o professor de Educação Física Diego Gartner. O aluno tem o direito e o dever de exigir que o professor possua conhecimento teórico e prático, inclusive com o devido registro profissional no CREF (Conselho Regional de Educação Física).

"Todos os professores de Educação Física, que na hora de receber o diploma fizeram o juramento sobre tudo aquilo que cabe a esta função, com certeza em nenhum momento tomaria atitudes para agredir a vida e sim fazer com que a pessoa tenha cada vez uma saúde mais forte, com uma auto-estima melhor e com mais disposição para o dia-a-dia", lembrou o professor Diego.

Todos querem um corpo legal com saúde, e isso pode ser conseguido. Praticando exercícios com acompanhamento de um profissional qualificado e controlando a alimentação podem ser alcançados os efeitos desejados. Os grandes perigos são o excesso e a impaciência. Cada pessoa tem um ritmo e uma velocidade para atingir o desenvolvimento físico do corpo. Existem limitações físicas, fisiológicas e genéticas.

Nenhum comentário: