sexta-feira, 2 de outubro de 2009

15Kg a menos em quatro meses

Foi com muita alegria e disposição que a lajeadense Maria Lenise Mallmann, 30 anos recebeu a reportagem da Revista Radar em casa para contar sua história. Através de uma palestra realizada no colégio do filho, que veio a oportunidade de mudar seu estilo de vida. “Depois da palestra, as pessoas responsáveis pela realização do programa Peso Leve da Certel ligaram para minha casa, para me convidar e eu aceitei”, contou Maria Lenise. Este foi o primeiro para conseguir perder 15,7Kg.

Os encontros, que iniciaram no mês de março, eram realizados uma vez por semana, no ginásio da comunidade. Neste período, Maria Lanise foi a integrante da turma que mais perdeu peso. No momento, em que iniciou as atividades pesava 109Kg e, ao final dos encontros, ela já estava pesando 94Kg. As reuniões deste primeiro semestre 2009 terminaram na metade do mês de julho, o que significa que no período de quatro meses, ela conseguir obter este resultado. E, o mais importante de tudo, está conseguindo manter.

“Engodei apenas meio quilo neste período em que estivemos de ‘férias’, porque participei de muitas festas e acabei exagerando na comida em alguns momentos”, confessou ela. Porém, não deixou de realizar atividades físicas regularmente. Uma das mais importantes lições que ela aprendeu neste processo. O marido João Batista Mallmann foi o maior incentivador para que ela perdesse peso. Ela relata que não sentiu dificuldades em mudar. “Basta ter força de vontade e disciplina”, acrescentou.

Mudança na alimentação
A sua alimentação também passou a ser mais regrada. “Fora de hora, como somente fruta. Passei por um processo de reeducação alimentar, no qual a gente apreende a comer os alimentos corretos”, contou. Segundo ela, no seu cardápio foi incluído bastante salada, tanto no almoço quanto na janta. “Antes não dava muita bola para estas coisas. Não fazia exercício, não caminhava. Agora estou mudando”, destacou. Em função do peso, a dona de casa sentia dificuldades na prática de atividade física, como dores nas pernas. Atualmente, ela não sente mais nada disso.

Mantendo a dieta
Maria Lenise vai continuar participando do grupo do programa Peso Leve da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) neste segundo semestre. “Vou fazer de tudo para continuar perdendo peso, quantos quilos conseguir”, expôs. A auto-estima foi uma das ferramentas que ela utilizou para continuar nesta luta, como também os quilos a menos. Pois, ao perceber a continua perda de peso, começou a sentir mais vontade de se arrumar e sentiu-se mais bonita. Logo na primeira semana, conseguiu perder 2,5Kg. “O início foi difícil, pois quando caminhava sentia muita dor. Mas, aos poucos comecei a me cuidar e a perceber a diferença. Principalmente na barriga, pois tinha muita barriga. E, ao passar das atividades comecei a sentir a diferença e as medidas diminuindo”, contou.

Atualmente, ela realiza seis refeições diárias, realizadas de três em três horas. À noite não janta mais. “A principal refeição do dia é o café, que precisa ser bem reforçado”, repassa Maria Lenise, o que aprendeu durante os encontros. Ele ainda reforça a importância de incluir muitas frutas e verduras nas refeições. “As pessoas devem também aprender mais sobre os alimentos. Antes de participar das orientações, achava que qualquer tipo de verdura podia ser comida a vontade e não é bem assim”, ressaltou. Ela citou exemplos como cenoura e beterraba, que contém bastante açúcar e devem ser ingeridas com moderação.

“Sempre estava beliscando, que é a pior coisa que as pessoas podem fazer. Agora me seguro, meu estomago também já esta acostumado a comer menos”, contou ela. Além da mudança na alimentação, os exercícios físicos passaram a fazer parte da sua rotina. Nos momentos que pode, faz caminhadas na rua ou então exercícios físicos em um aparelho que possui em casa, pelo menos quatro vezes por semana. Entre os intervalos das atividades diárias, ela realiza seus exercícios. Ela aproveitou também para mudar os hábitos enquanto realiza a limpeza da casa, para se manter em forma. Mudanças simples, como colocar o balde no chão, ao invés de encima de um banquinho, como fazia antigamente.

Lição para os filhos também
Todas essas mudanças que ela quer repassar para os filhos Maicon Eduardo, 6 anos, e Débora Laura, 3 anos. “Principalmente para a menina, que tem tendência a engordar”, explicou. Todo este esforço e mudança, segundo ela, não somente pensando em ficar mais bonita, mas sim mais saudável. Para que tudo isso aconteça, Maria Lenise aconselha muita alegria, disposição e auto-estima.

“Aumentei mesmo de peso, quando engravidei da minha filha. Na época, pesava 60Kg. Já na primeira gravidez, acabei engordando 12Kg e fiquei um pouco acima do peso. Na segunda gravidez, então engordei de vez”, relatou. No sétimo mês da gravidez da Débora, Maria Lenise descobriu que estava com a glicose alta demais e teve que procurar uma nutricionista para obter uma orientação sobre a alimentação. “Segui por um tempo a dieta prescrita pela nutricionista, mas depois acabei relaxando”, confessou. Embora, não tenha mantido a dieta, sentia a necessidade de emagrecer. Com o surgimento do programa foi a oportunidade para dar força a esta vontade.

E as roupas ...
A lajeadense conta que usava sempre calça jeans, quando ainda não tinha engordado. “Hoje tenho elas todas guardadas, não consegui mais usar. Somente as calças de outros tipos de tecido”, revelou Maria Lenise. Da mesma forma, deixou de usar blusinhas de alça ou regatas. “Uso somente camiseta e calça”, acrescentou. Com o passar do tempo ela passou a sentir vergonha e a esconder seu corpo. “Tenho muita vontade de usar estas roupas novamente. Mas, um dia vou chegar lá, penso positivo”, revelou.

Reeducação em etapas
Segundo Maria Lenise, a transformação foi ocorrendo em etapas, ao longo dos encontros. Como por exemplo, no primeiro quando aconteceu uma reunião explicativa, na qual foi destacada a importância de manter uma vida saudável. No segundo, a nutricionista explicou sobre os alimentos. No terceiro, além do professor de educação física tirar fotos e as medidas, já realizou atividades com os participantes. Além do processo ser gradativo, a ajuda dos demais participantes e esta confraternização entre eles, ajuda a pessoa se manter firme no objetivo.

“Ajudou muito ter participado de todos os encontros e atividades, pois ajudou a manter a disciplina”, pontuou. Para aquelas pessoas que desejam perder peso ela aconselha, além de muita determinação, procurar orientação. “O importante é buscar ajuda”, explicou. Ou mesmo, participar de um grupo de atividades que exista na comunidade. Além disso, se motivar através dos resultados que ir obtendo com estas mudanças. E, o mais importante de tudo ter disciplina em tudo o que faz.

Nenhum comentário: