sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Falta de cuidados com as lentes de contato podem causar cegueira

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

Alguns problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidos com a utilização de óculos. Para as pessoas que apresentam graus elevados e querem se livrar dos óculos, mas não têm condições de realizar a cirurgia ou não querem ser submetidos a procedimentos com este, podem se beneficiar muito do uso das lentes de contato.

Segundo o oftalmologista Rodrigo Lindenmeyer, o uso das lentes de contato não é, entretanto, possível para todas as pessoas. "É necessária a realização de testes para determinar se uma pessoa pode usar lentes ou não", ressaltou. Rodrigo ainda acrescentou que a utilização inadequada de lentes de contato poderá trazer graves prejuízos à saúde ocular, "podendo, inclusive, significar a perda definitiva da visão", enfatizou.

O único lugar onde você poderá obter informações corretas a este respeito e exames necessários de forma confiável é no consultório de um oftalmologista. "Confiar a integridade dos seus olhos a falsos profissionais poderá acarretar em danos irreversíveis", enfatizou Rodrigo. Conforme ele, é o médico oftalmologista que poderá determinar que tipo de grau será melhor corrigido com lentes de contato rígidas ou gelatinosas.

Cada um destes tipos de lentes tem vantagens e desvantagens, que devem ser identificadas para cada caso, direcionada às necessidades do paciente. O cuidado com as lentes de contato também é fundamental. "O mau uso poderá aumentar as chances de complicações, particularmente depósito de proteínas nas lentes e infecção", destacou ele. A conseqüência poderá variar desde desconforto e visão embaçada até infecção ocular grave com possibilidade de perda do olho e da visão.

Desta forma, a avaliação por parte do médico, compreende a determinação da possibilidade do uso ou não das lentes de contato, do tipo de lente que trará mais vantagens do que desvantagens para cada indivíduo e a correta informação sobre as condutas de cuidados com as mesmas.

Algumas das orientações repassadas pelo médico no cuidado das lentes são: manipular as lentes com mãos limpas, manter o estojo sempre limpo e trocando o líquido utilizado para a esterilização das lentes diariamente.

O médico oftalmologista é a pessoa que o usuário de lentes de contato deve se aconselhar. Lembre-se que o mesmo vale com relação aos óculos. Porém, Rodrigo ressalta o cuidado que as pessoas devem ter com os profissionais que atendem em óticas, "pois não são médicos e o conhecimento sobre saúde dos olhos é muito limitada. Se você for portador de alguma doença ocular essa não será detectada", complementou. Seja exigente com relação a sua saúde e com o trabalho de quem cuida dela.

Nenhum comentário: