sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cooperativismo auxiliando a vida no campo

OBS: matéria produzida para integrar o caderno especial sobre o dia do cooperativismo em 2009.

O produtor rural Elcio Lupatini, 42 anos, optou por se integrar ao cooperativismo para melhorar as condições de sua vida no campo. Morador da Linha Frank em Westfália, o produtor de leite da Cooperativa Languiru do Município de Teutônia, também utiliza os serviços da Cooperativa de Eletrificação Teutônia (Certel), para obter energia para sua residência e para a ordenha das vacas.

No ramo agrícola, Elcio iniciou produzindo frango e suínos. Atividade que aos poucos foi sendo deixada de lado, para então produzir somente se dedicar ao leite. Associado da Languiru há cerca de 15 anos, começou a fornecer leite para a cooperativa, quando esta iniciou a fábrica de lacticínios própria. Atualmente, Lupatini produz cerca de 400 litros de leite por dia, que são fornecidos pelas 30 vacas que mantém em sua propriedade.

“Optei por me integrar a cooperativa, porque a proposta que ela oferece é melhor e traz outros benefícios se comparado as demais empresas do ramo. Não é simplesmente o fornecimento do produto. Como por exemplo, na loja de foragem é oferecido um preço diferenciado para o associado, eles oferecem até mesmo suporte na parte técnica e orientação aos produtores”, destacou Elcio.

Além disso, ele ainda acrescenta que outra vantagem de ser cooperativado é o preço estável do leite. “Isto facilita o trabalho do produtor. Pois, na essência a cooperativa é dos associados”, pontuou Lupatini. Entre os demais benefícios de trabalhar de forma cooperativa, ele ainda aponta o pagamento de bonificações em proporcionalidade com a escala de produção e de acordo com as instalações.

Devido a estas vantagens, Elcio está investindo mais na atividade agrícola. “Estamos construindo uma sala de ordenha para agregar mais valor ao produto, além de facilitar o trabalho”, ressaltou. As adequações também são um investimento para atender as novas exigências da lei. “A intenção é sempre realizar mais investimentos, para estar sempre crescendo na atividade”, expôs. Para ele estar associado a uma cooperativa sempre ajudou positivamente em seus negócios no campo.

Na questão, do fornecimento de energia pela Certel ele também se diz satisfeito. “Sempre que tivemos problemas, fomos atendimentos de forma rápida e satisfatória” destacou. Ele contou que no caso de necessidade de desligamento da rede de energia, os funcionários da cooperativa de eletrificação passam nas propriedades comunicando e ainda questionam sobre o melhor horário para que isso ocorra. “Pelo que vejo de outras fornecedoras de energia, estamos bem atendidos. Até porque não podemos ficar sem energia, devido a retirada e conservação do leite”, finalizou Elcio.

Nenhum comentário: