sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cuidados com a alimentação podem evitar o escurecimento dos dentes

OBS: matéria publicada no jornal Folha Popular em 2009.

Os dentes são importantes para as pessoas se alimentarem, influenciando na mastigação e, consequentemente, em uma boa digestão. Mas, além das questões alimentares, os dentes também são importantes para que as pessoas possam falar, pois sem eles as palavras não se articulam bem. Uma boa dentição é um fator de bem-estar, que contribui para a boa imagem dos seres humanos.

Desta forma, a boca torna-se o "cartão de visitas" dos indivíduos, pois ela é utilizada para que as pessoas possam se apresentar, falar e sorrir. Por isso, o escurecimento ou manchas nos dentes, acaba sendo, para muitos, motivos de constrangimento. A mudança da cor dos dentes é um processo que se desenvolve ao longo dos anos e que varia de pessoa para pessoa.

O escurecimento e as manchas nos dentes, conforme a dentista Barbara Michelini Hennemann, são queixas comuns entre as pessoas. "A preocupação em manter um sorriso saudável, agradável e bonito, atualmente, tornou-se uma constante. A busca pela estética tem sido fator de influência sobre o comportamento das pessoas", destacou a dentista.

Causas
Segundo Barbara, o escurecimento dos dentes pode ser causado por muitos fatores, que vão desde os maus hábitos de alimentação e higiene, que são chamadas causas externas, como também consequências de tratamentos dentários inadequados, que são as causas internas.

A dentista explica que as causas internas são aquelas que ocorrem no interior da estrutura do dente. "São decorrentes de tratamentos anteriores ou da própria formação, podendo estar relacionadas ao uso de antibióticos na infância", explica Barbara. Já as causas externas são as ocorridas em função da ingestão de alimentos, como beterraba, café, refrigerantes escuros, vinho tinto, framboesa, açaí, chimarrão, molhos de soja, sucos coloridos e também o cigarro.

Em geral, qualquer alimento dotado de pigmentação pode provocar este desagrado. "Quando o esmalte dentário encontra-se desgastado, surgem microporos que permitem a deposição destes pigmentos sobre os dentes, causando manchas", explica a dentista. Ela que acrescenta que o tártaro e a placa bacteriana também contribuem para que os corantes dos alimentos se depositem nos dentes, escurecendo-os.

Como evitar
Para evitar o escurecimento ou manchas nos dentes, não é necessário abolir totalmente alimentos coloridos. "Cuidados diários ajudam a prevenir, como o uso da escova e do fio dental, que auxiliam a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes", ressalta Barbara. Existem também alimentos que ajudam a tirar os resíduos dos dentes. Frutas como a maçã e a pêra, que são alimentos fibrosos e exigem uma maior mastigação, estimulam a produção de saliva auxiliando a auto limpeza da cavidade bucal.

Clareamentos
No caso de os cuidados com a higiene ou mesmo os procedimentos realizados no consultório não serem suficientes para resolver o problema, existem as técnicas de clareamento domésticas ou conduzidas em consultório, indicadas individualmente por um profissional para clarear os dentes por motivos estéticos.

"Seja qual for o motivo pelo escurecimento dos dentes, a consulta ao dentista é o mais indicado, para que se possa avaliar corretamente o caso", recomenda Bárbara. "A eficiência de cada método varia de pessoa para pessoa, por isso a visita ao profissional acaba evitando também expectativas frustradas", resume.

Nenhum comentário: