sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O inverno e os quilinhos a mais

A estação mais frio do ano, principalmente no sul do país, é marcada por temperaturas baixas, muitos agasalhos e a falta de práticas de atividades físicas. O que a maioria das pessoas prefere é optar por um programa mais caseiro, com a composição de uma refeição mais reforçada e calórica. Por isso, durante o inverno, a preocupação de grande parte das pessoas não é somente com os dias frios.

O que incomodada de verdade é saber que no final deste período a comilança típica da estação cause grandes sustos com os ponteiros da balança e com os zíperes e botões das roupas que não querem mais fechar. Porém, existem algumas dicas para que as pessoas possam manter a alimentação saudável e até mesmo perder peso durante o inverno.

A principal delas é sempre optar por alimentos integrais, que possuem mais micronutrientes, não engordam e, além disso, ajudam na digestão. Em alguns tipos de refeições a substituição de ingredientes também pode ajudar. Como por exemplo, ao fazer ou consumir um chocolate quente a pessoa pode optar pelo leite desnatado e não abusar do chocolate. Ou até mesmo, utilizar um chocolate mais amargo e menos doce.

Os chás podem ser grandes aliados. De forma geral, verduras, legumes e cereais são excelentes alternativas, além de serem fontes de fibra, promovendo maior saciedade, diminuem o risco de doenças. O cuidado especial deve ser mantido com os exageros, que em geral está no consumo de chocolates ricos em gordura e bebidas alcoólicas, fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem energia e nenhum nutriente.

Bolacha "água e sal" pode engordar mais do que pão
Um dos principais ingredientes da fórmula para aquelas pessoas que desejam perder peso e ter uma vida saudável é manter uma alimentação equilibrada, além é claro de manter a regularidade de uma atividade física. Sempre presente em muitos cardápios confeccionados pelos nutricionistas, para ser integrada aos lanches, a bolachinha salgada parasse não ser mais uma boa opção, segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste.

O estudo revelou que muitas marcas destes biscoitos estão fora dos padrões estabelecidos por lei. Ao todo, foram analisadas 15 marcas de biscoitos cream cracker e água e sal disponíveis no mercado brasileiro. Embora a maioria tenha se saído bem, o teste mostrou que os consumidores podem estar sendo enganados, já que as famosas bolachinhas não são tão saudáveis como se pensa e devem ser consumidos com moderação. Existem até algumas marcas que devem ser evitadas, devido à presença de gordura trans. Há também casos em que a quantidade de sal no produto ultrapassa o limite aconselhado.

Por isso, trocar o pão por biscoito “água e sal” pode não ser uma boa idéia. Além de proporcionar saciedade maior, os pãezinhos possuem menos gordura e mais benefícios. Desta forma, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos que cinco biscoitos. Cerca de seis biscoitos, que equivale a 30 gramas, de bolacha água e sal pode ter 1,2 g de gordura trans e o cream cracker 1,4. A organização mundial da saúde recomenda que o consumo desta gordura não seja maior que 2g. Por isso, antes da compra é importante ler o rótulo, para ver principalmente a quantidade de gordura e de sal do produto.

Gorduras trans – Este é um tipo de gordura formada pelo processo de hidrogenação natural ou industrial. A gordura trans é utlizada, pois deixa os alimentos mais saborosos, além de manter o prazo de validade. Em contrapartida, pode aumentar a quantidade de colesterol ruim no organismo, como também é um fator de risco para problemas cardiovasculares. Por isso, seu nome é bastante mencionado, devido à sua nocividade à saúde humana.
As gorduras trans estão presentes principalmente nos alimentos industrializados, que possuem a indicação no rótulo “gordura vegetal”. Os produtos que contém gordura trans que causam maior preocupação são: sorvetes, batatas fritas; salgadinhos de pacote, margarinas, bolos e biscoitos.

Nenhum comentário: