sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ar condicionado pode causar doenças respiratórias

As temperaturas altas do verão fazem com que as pessoas busquem diversas alternativas para se refrescar. Para aquelas que estão de férias, visitar praias e balneários são opções mais freqüentes. O sorvete e a água gelada são outras alternativas. Porém, para as pessoas que precisam trabalhar ou estar em ambientes fechados a opção é utilizar o ar condicionado. Mas, o que muitos não sabem é que este nosso aliado para aliviar o calor pode contribuir para o surgimento ou agravamento de problemas respiratórios.

Segundo o otorrinolaringologista Alexandre Eduardo de Oliveira Gomes, isto ocorre por o ar condicionado resseca o ar. “O aparelho cria uma corrente de conversão, que o ar quente sobe e ar frio desce e isso faz o ar ficar mais seco”, explica o médico. Fator este que já contribui para que a sinusite apareça ou que a rinite piore. “O ambiente dentro do nariz deve estar úmido e reduzindo esta umidade vão aparecer os problemas”, acrescentou Alexandre.

Outro fator que contribui, é que na presença de ar seco ou ar condicionado os cílios (pêlos), que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos, paralisam. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.

Mas, esses problemas não aparecem somente em pessoas que já tem doenças respiratórias. “As vezes, as pessoas têm uma tendência a ter a doença, mas ela não apareceu. Basta um fator desencadeador para que isso ocorra, como por exemplo, o ar condicionado ou uma mudança de ambiente”, destacou Gomes. Ele ainda expôs que mesmo a pessoa não tendo os sintomas, ela pode ter a tendência a desenvolver, por isso aquelas que não têm a doença, podem desenvolvê-la.

Doenças
As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.

Contaminação é mais rara
A questão da contaminação por sujeiras que se acumulam no aparelho de ar condicionado, segundo Alexandre, é um evento mais raro. “Basta a pessoa limpar o filtro que o problema está resolvido”, explica. Ele ainda acrescenta que não conhece nenhum caso de contaminação que tenha ocorrido desta forma, pois isso não é uma maneira freqüente de ocasionar doenças respiratórias.

Dicas para evitar
O médico aconselha as pessoas que trabalham ou convivem em ambiente fechado e precisam do ar condicionado, desligar o aparelho durante um tempo. Outra alternativa, é deixar o ar ligado e abrir uma janela. “É o que eu faço no meu consultório”, contou Alexandre. Essas duas são as maneiras mais viáveis de evitar problemas e ajudam bastante.

Os sintomas das doenças causadas por ar condicionado são as mesmas das demais doenças respiratórias
Estar em constante contato com o ar seco pode piorar a rinite alérgica ou fazer com que ela apareça. A rinite alérgica pode ocasionar uma sinusite, que é quando o catarro já fica prezo e tem infecção. “Muitas das sinusites, são ocasionadas por uma rinite que não está sendo tratada adequadamente ou de uma crise de rinite”, esclareceu o otorrino. Os sintomas são, desde nariz seco, fechado, ardência, ardência nos olhos também, tosse, dor de cabeça até a simples coceira no nariz.

A mudança de temperatura pode causar transtornos
O ar frio é um facilitador para que os vírus se instalem no organismo, como o ar quente também. O que faz a diferença para a rinite alérgica, na verdade, é a mudança de temperatura. “Na verdade, é mais a mudança do que propriamente a temperatura”, ressaltou Gomes. Segundo ele, a temperatura influencia nas infecções virais, pois abaixo de 18 graus o vírus penetra mais facilmente a mucosa do nariz, o que facilita o aparecimento de gripes e resfriados.

As doenças respiratórias são mais comuns no inverno, por causa dos ambientes fechados. Estes ambientes acumulam mais poeira doméstica que tem ácaro. Para existir uma reação alérgica tem que ter proteína, a mais comum vem do ácaro. A poeira das estradas de chão também pode causar problemas, mas não alergias.

Nenhum comentário: