quinta-feira, 15 de julho de 2010

A voz e a sedução

OBS: matéria publicada na Revista Radar em 2009.

A voz humana é muito mais do que "o som produzido pela vibração das cordas vocais, quando o é ar expelido dos pulmões através do diafragma". A voz pode ser considerada um dos melhores reflexos das nossas emoções. Ela pode dizer quando estamos cansados, tristes, alegres, nervosos, interessados em alguém. Mas, além de revelar os nossos sentimentos, a voz humana também pode ser uma arma de atração e sedução entre as pessoas.

A voz pode ser utilizada como meio para a sedução, para a fonoaudióloga Cáthia Schaeffer, exatamente por revelar como somos. “A voz expressa o que a pessoa sente, sua personalidade, seu jeito de ser e, sem dúvida, seu poder de persuasão aumenta muito mais em função disto”, expôs. Existem alguns tipos de vozes são mais sedutoras que as outras, não somente pela sua forma de se expressar.

Vozes mais estridentes, metálicas, mais infantis, ou mesmo, carregadas de raiva e tensão, por exemplo, costumam agredir os ouvidos. “A voz rouca é considerada, muitas vezes, a voz mais sedutora”, destacou Cáthia. Uma voz quente, envolvente, suave e macia faz muita diferença aos ouvidos. Uma voz rouca e bem modulada faz até mesmo com que uma pessoa pareça mais sexy, mesmo que pessoalmente ela não seja tão sedutora.

Existem inúmeros casos de pessoas que acabem se interessando por outra ao ouvir a voz através do telefone ou mesmo de um veículo de comunicação. A voz dos locutores, por exemplo, principalmente há alguns anos quando se precisava ter uma voz grave e bem articulada, muitas mulheres acabavam criando em seu imaginário galãs. Algumas até mesmo, acabavam tentando um relacionamento através de cartas e telefonemas. Tudo em função de uma linda voz sedutora.

Na maioria das vezes, a voz causa mais impacto quando chega aos ouvidos femininos, pois geralmente o homem é mais visual, a aparência interessa mais. O que não impede que eles também sejam seduzidos pelas vozes femininas. De forma lúdica, podemos nos remeter ao Conto das Sereias, no qual os marinheiros eram atraídos através do canto. É claro que esta história é apenas um conto, mas vozes que são como um veludo também acabam atraindo o sexo masculino.

Fórmula da voz perfeita
Dois pesquisadores elaboraram, após alguns estudos, uma fórmula da voz humana que pode ser considerada "perfeita e atraente". São eles o catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Reino Unido), Andrew Linn, e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista do famoso cantor britânico Rod Stewart. Estes especialistas se basearam na análise do tom, na velocidade da fala e na quantidade de palavras por minuto, assim como na freqüência e na entonação utilizadas por mulheres e homens ao se expressar verbalmente. Para tanto, eles analisaram algumas vozes muito populares e consideradas atraentes para a maioria dos que as ouve.

Assim, eles conseguiram descobrir o segredo do "feitiço" destas atraentes vozes, e conseguiram identificar uma série de características matemáticas comuns a todas elas. Para ser atraente, uma pessoa deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto e emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases, expressando-as com entonação diferente. A entonação da "voz humana ideal" deve ser de caráter decrescente, enquanto a freqüência de som deve oscilar entre 34,5 Hz (hertz ou ciclos por segundo) e 12,2 Hz, o que gera um tom agradável, que não é grave demais nem excessivamente agudo. Além disso, o trabalho de Linn e Harris mostra que características da personalidade de quem se expressa, como a segurança em si mesmo e a confiança nas outras pessoas, influem positivamente em sua fala e na atração de sua voz.

Férteis e mais atraentes
Uma outra pesquisa realizada na Universidade Estadual de Nova York, em Albany (EUA), mostrou que a voz de uma mulher se torna mais sedutora quando ela está em seu período mais fértil do mês. Para chegarem a esta conclusão os cientistas americanos gravaram as vozes de um grupo de mulheres durante os diferentes momentos de seu ciclo menstrual. Depois, as gravações foram ouvidas por pessoas de ambos os sexos. Assim, eles descobriram que as vozes qualificadas como "mais atraentes" correspondiam a mulheres que estavam no ponto mais fértil de seu período de ovulação.

De acordo com os especialistas, os hormônios sexuais femininas podem alterar a função da denominada "caixa da voz", ou seja, a laringe, produzindo modificações muito sutis e, em geral, não perceptíveis na voz da mulher. Os pesquisadores acham que os homens são capazes de detectar as leves mudanças provocadas na voz feminina pelas variações de seus diversos hormônios sexuais. Desse modo, poderiam achar uma mulher em seu período fértil mais atraente do que outra que não está, sem saber o motivo pelo qual lhes atrai mais.

Personalidade na voz
No caso de profissionais que necessitam desta ferramenta, como locutores, políticos professores, palestrante, entre outros, seduzir pela voz se torna uma ferramenta poderosa, uma vez que eles sobrevivem daquilo que comunicam. “Com certeza, a voz “fala” muito de cada um de nós, traduzindo a imagem da pessoa e auxilia na comunicação entre as pessoas, principalmente no trabalho. Profissionalmente, é imprescindível a pessoa ter uma fala inteligível e bem articulada, sem vícios de linguagem e uma voz firme e segura”, expôs a fonoaudióloga.

Então, na verdade, uma voz sedutora é aquela que envolve as pessoas e transmite convicção. É a personalidade ao falar que torna uma pessoa sensual. “Como citei antes, a voz passa a imagem da pessoa, sua personalidade, se é mais tímida ou mais extrovertida, ou mais arrojada, ou alegre, etc. A voz tem a capacidade de demonstrar nosso estado emocional, sendo difícil disfarçar a voz nesses momentos”, destacou. Por isso, a personalidade da pessoa que vai formar a imagem que as pessoas terão sobre ela.

Cuidados com a voz
Segundo a especialista, a pessoa que utiliza a voz como profissão deve fazer bom uso da mesma, cuidando com os abusos vocais, a respiração e a impostação vocal, para que a voz fique clara, inteligível e principalmente agradável aos ouvidos. “Para quem faz uso da voz como trabalho, é muito importante realizar uma consulta de rotina com o médico otorrinolaringologista, a fim de verificar as condições das cordas vocais. Mesmo não apresentando nenhum sintoma, essa consulta é necessária em caráter preventivo”, enfatizou Cáthia.

Ela ainda citou algumas dicas que podem contribuir para manter uma boa voz, como não abusar de cigarros, álcool e bebidas como café e chimarrão. E, principalmente cultivar o hábito de ingerir água em temperatura ambiente, várias vezes ao dia, mesmo não estando com sede. Essa atitude, além de fazer bem a todo o organismo, hidrata as pregas vocais. Além disso, manter a coluna ereta e a respiração nasal e costo-diafragmática são fundamentais para que a voz saia clara e audível.

Nenhum comentário: