quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cuidados com a pele: os benefícios do tratamento com argila

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2010.

Para manter uma boa aparência, a pele exige cuidados diários, principalmente no rosto. Para obter este bom resultado são necessários hábitos de limpeza, mantidos através da utilização de tônicos e cremes hidratantes. Estes cuidados ajudam a manter a pele macia e saudável. Porém, além destes procedimentos caseiros, as pessoas devem procurar especialistas para realizar um tratamento mais profundo da pele, se desejam realmente mantê-la com uma aparência melhor e por mais tempo.

Conforme o massoterapeuta e especialista em estética facial, Eduardo Friedrich, dentre diversos benefícios, uma limpeza de pele mais profunda e cuidadosa tem o intuito de retardar o envelhecimento, promover a oxigenação das células, eliminar células mortas e impurezas do dia a dia. “Além é claro de trabalhar com a nossa auto-estima”, complementou Eduardo. Procedimento este, feito por pessoas preparadas para tanto.

Este é um procedimento que precisa ser feito adequadamente e com extremo cuidado, para limpar a pele sem agredi-la, caso contrário, estará favorecendo o aparecimento de manchas. “A pessoas precisa se especializar e trabalhar com amor, gostar do que se faz. Daí sim, os resultados realmente serão maravilhosos. Não é qualquer um que sabe fazer uma limpeza de pele com argila, por exemplo, é difícil de ser feita em casa”, comentou Eduardo. Ele acrescentou que para ser bem feito o trabalho, precisa ser feito por um esteticista.

Segundo recomenda o especialista, as pessoas devem fazer uma limpeza mais profunda com os diferentes procedimentos oferecidos uma vez por mês e, no caso de peles mais oleosas, este espaço de tempo deve ser menor. Entre as alternativas oferecidas para este fim estão a esfoliações, vapor, máscaras calmantes e aparelhos. Como também, a máscara facial de argila, que apresenta muitas vantagens.

A escolha certa
Conforme o massoterapeuta, primeiramente o método deve ser escolhido através de uma avaliação do tipo de pele da pessoa. “Muitos tratamentos de pele que compramos em revistas, em lojas de produtos estéticos e até em farmácias, não são os indicados para a pele de determinada pessoa, pois cada uma tem um tipo diferente”, explicou Eduardo.

Por isso, ele ressalta a necessidade de aplicar um questionário, para fazer uma avaliação. “Também é importante tocar na pele para sentir qual é realmente o tipo de pele, para então partirmos para um tratamento”, destacou. Somente assim, poderá ser feito um procedimento adequado para cada tipo de pele, sem o perigo de ter efeitos contrários aos desejados pelo paciente.

“Quando não é feita uma avaliação, pode haver irritação da pele, ter mais oleosidade, manchas, aparecimento de marcas de expressão, olheiras, aparência de pele fadigada. Por tanto é muito importante procurar um profissional que seja capacitado para isto, e que trabalhe com produtos bons”, ressaltou o profissional.

Segundo ele, o tratamento com argila possui diversos diferenciais dos demais tratamentos de limpeza de pele, por possuir princípios ativos naturais, que promovem a desintoxicação da pele e oxigenação.

Benefício da argila
Entre os principais benefícios da argila na limpeza de pele, citados pelo massoterapeuta Eduardo Friedrich, estão: a eliminação de bactérias e células debilitadas, auxiliando na formação de células novas; cicatriza inflamações internas e externas, além de combater a disenteria; purifica e enriquece o sangue e fortalece os músculos e órgãos internos despertando a força vital.

“A argila ainda é descongestionante, refrescante, calmante, rejuvenescedora, analgésica, antitóxica, anti-reumática, regula o metabolismo, combate a febre e ativa a circulação sangüínea e linfática”, pontuo Friedrich. Mas, segundo ele, as vantagens não param por aí.

A argila pode ser utilizada para outros problemas de pele. “Este produto ainda pode eliminar edemas (acúmulo de líquido) e inchaço, trabalha dores locais, promove a oxigenação da pele combatendo assim a celulite, ajuda a eliminar a gordura localizada e atua no trabalho anti-envelhecimento da pele”, acrescentou Eduardo. Porém, todos esses processos requerem um tratamento específico e tipos de argila diferentes.

Aplicação
São seis os passos realizados para aplicação da argila. Mas, para cada pessoa existe um tratamento específico. O descrito abaixo é o mais comum para pele mista. O tempo do procedimento é de 45 à 60 minutos. Confira como funciona a aplicação dos produtos para a limpeza de pele com argila:

1- Aplicar higienizante nas mãos do cliente e do profissional;

2- Aplicar emulsão ou gel para higienização e emoliência da pele, com movimentos ascendentes. Remover com água e algodão;
3- Aplicar uma camada fina de gomage esfoliante. Deixar agir por dois minutos e esfoliar em seguida até total remoção;

4- Aplicar uma loção tônica em todo rosto para estabilizar o pH da pele;

5- Aplicar a argila preparada um pouco antes da aplicação e deixar secar;

6- Remover a argila e passar um creme facial fator 25.

Nenhum comentário: