quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pés - Cuidando de nossa sustentação

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

São eles que permitem que você se desloque, caminhe e chegue ao destino desejado. Além de serem a sustentação do corpo humano. Contudo, muitas vezes esquecidos, os pés merecem cuidados especiais. Dispensar atenção a esta parte do corpo não é apenas uma questão de estética, mas sim de demonstrar preocupação com a saúde e o bem estar físico. Os problemas mais comuns que ocorrem nos pés, citados pela podóloga Jane Barbosa, são as onicomicoses (micoses na unha), onicocriptoses (unhas encravadas) e fissuras no calcanhar.

Ao falar em unhas encravadas muitas pessoas chegam a sentir um arrepio, pois este é um problema muito comum, que causa uma dor intensa. A unha encravada é resultante da penetração de um pedaço de unha na pele do dedo. Em geral, ocasionando uma infecção e inchaço no local. Além, de muita dor, é claro. “Isto ocorre em função do corte incorreto dos cantos da unha, calçado muito estreito e onicomicose – micoses na unha”, destacou Jane.

Para o tratamento é necessário procurar um especialista, porém algumas medidas podem ser tomadas para evitar, como não cortar a unha de forma excessiva, cortar a extremidade da unha de forma que ela fique reta, usar sapatos que permitam a posição adequada dos dedos, ou mesmo, deixar que um podólogo faça este trabalho.

Como a especialista mesmo listou, este não é o único desconforto que atinge os pés. Nesta lista também estão aquelas bolhas e rachaduras que aparecem entre os dedos, as frieiras. Elas causam muita ardência e coceira. “As frieiras são causadas pela má transpiração, calor, umidade, hiperidrose (suor em excesso), calçados inadequados (fechados, botas de couro ou borracha) e situações de estresse”, expôs Jane. Ela acrescenta que para tratar as frieiras é importante procurar um dermatologista e, paralelamente, o podólogo pode higienizar e retirar as peles que estão escamando e aplicando o antifúngico que o dermatologista tenha recomendado.

Os calos também costumam incomodar muito. E, estão relacionados à produção em excesso de células de pele morta. Eles aparecem em duas variedades: duros e moles. Calos duros são geralmente encontrados nas partes superiores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedinhos, onde a pele entra em atrito com o sapato. A podóloga explica que os calos surgem por causa dos calçados, deformidades ortopédicas, atritos e pressões contínuas, irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas e obesidade.

Existe um tratamento para este tipo de problema da saúde do pé. O tempo e a quantidade de sessões dependem do tipo de calo”, contou Jane. Ele acrescentou que o processo não é dolorido. Para evitar que apareçam, a especialista recomenda o uso de sapatos adequados e, caso alguma deformidade ortopédica, procurar um ortopedista e acompanhamento podológico.

A manutenção de pés bem cuidados influência na saúde das pessoas. “Cuidando de nossos pés, mantemos a saúde do corpo, pois quando temos qualquer uma destas afecções, estamos correndo o perigo de ser contaminado por bactérias, vírus e fungos”, enfatizou ela. Por isso, para além de deixar os pés bonitos para poder usar sandálias e chinelos neste verão, é importante manter a higiene dos pés por uma questão de saúde.

Cuidados especiais para os diabéticos
Os portadores de diabetes devem dispor de atenção redobrada com os problemas de saúde dos pés, pois complicações podem ser evitadas com a prevenção. Em função, da redução de circulação do sangue, devido a enfermidade, existe a possibilidade de enfraquecimento da pele, contribuindo para o aparecimento de ferimentos e dificultando a cicatrização dos mesmos. A complicação mais séria é a gangrena - apodrecimento e morte dos músculos e da pele do pé -, que pode culminar com a necessidade de amputação do pé.
Para evitar estas complicações também devem ser tomadas medidas de precaução. “O diabético deve usar sapatos confortáveis, meias de algodão brancas e sem costuras, inspecionar os pés diariamente, não usar bolsas de água quente ou gelo, cuidar para não encravar as unhas e não deixar formar calos nos pés, se possível procurar um podólogo para um corte correto das unhas e algumas orientações”, recomendou Jane. Para finalizar, ele pontuou que o tratamento para pessoas coma doença é o mesmo, somente com um cuidado especial para não causar nenhum tipo de ferimento.

Nenhum comentário: