quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alimentação balanceada ajuda a amenizar sintomas da TPM

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

Acne, inchaço, transpiração, cansaço, perda de apetite, diminuição do desejo sexual, dores de cabeça e irritabilidade, compõem um grupo de mais de 150 sinais da tensão pré-menstrual (TPM), síndrome que atinge cerca de 40% das mulheres, segundo informações divulgadas, pela Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo os especialistas, os cuidados com a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Esse mal que atinge somente as mulheres, é considerado síndrome pelos médicos, por apresentar diversos sintomas combinados.

Sintomas estes não somente de ordem física, mas também mental e comportamental. “Nem todas as mulheres sofrem deste problema, mas sim, uma pequena porcentagem. O problema é chamado de síndrome da tensão pré-menstrual, pois apresenta vários sintomas juntos, inclusive a tensão psicológica. Mas, existem outros vários fatores que se considera, para diagnosticar que a mulher possui a síndrome, como o período que ocorrem os sintomas”, expôs o ginecologista Luciano da Fontoura.

As principais reclamações das mulheres no consultório médico, segundo Luciano, são as dores abdominais (cólicas), dor de cabeça e a irritação. “Não só nas mulheres, mas nos maridos e companheiros também”, brincou o médico. Para evitar os grandes transtornos que a TPM pode causar, além da medicação indicadas pelos médicos especializados, uma alimentação balanceada ajuda a amenizar esses sintomas.

Neste caso, consumir grãos integrais, legumes, verduras e líquidos é essencial para impedir a reabsorção dos hormônios que devem ser eliminados. “Sempre deixando bem claro para não utilizar o sal. O sal além de outros problemas de saúde, na síndrome da tensão pré-menstrual ele pode piorar os sintomas”, alerta Fontoura. Ele ainda recomenda carnes brancas, de preferência, grelhadas ou cozidas.

Os anticoncepcionais também podem bloquear, em alguns casos, a tensão pré-menstrual. Este remédio que auxilia as mulheres para evitar a gravidez, também é utilizado pelos médicos para amenizar estes sintomas que incomodam as mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Se este se apresentar ineficiente, ainda existem outros tipos de medicamento, que podem ser prescritos pelo ginecologista.

Alimentos que devem ser evitados
Durante o período da tensão pré- menstrual existem também os alimentos que devem ser evitados. O ginecologista Luciano da Fontoura aconselha a abolição de café, chá, chocolate, gordura e refrigerantes a base de cola, pois ajudam a intensificar os sintomas. “Existem alguns estudos de alimentos mais calóricos que podem inclusive ajudar amenizar um pouco da tensão emocional. Mas, basicamente são os alimentos salgados e alimentos que contém muita cafeína que devem ser evitados”, ressaltou Fontoura.

O ginecologista explica que a cafeína pode provocar vários efeitos no corpo, mas principalmente ela é um estimulante natural. “No momento em que o organismo está precisando, vamos dizer assim, acalmar o metabolismo, a cafeína interage com o organismo estimulando ainda mais”, exemplificou o ginecologista. Ele acrescenta que a cafeína também altera o humor das pessoas.

Auto-medicação ainda é um grande problema
O médico pontua que o grande problema ainda é o grande números de pessoas que se auto-medicam. “Muitas vezes, as mulheres acham que tem a síndrome pré-menstrual e ela tem só dor de cólica menstrual, são coisas separadas, são em períodos diferentes do ciclo. Então, é importante tentar evitar o auto diagnostico e a auto-medicação”, esclareceu Fontoura. Outro alerta do médico é também a ingestão de chás no período pré-menstrual, que é contra indicado.

Por isso, a importância da visita ao ginecologista. Primeiro, por que ele fará o diagnóstico preciso, vai definir realmente se existe uma síndrome de tensão pré-menstrual ou outra entidade patológica que está ocorrendo próximo ao período da menstruação. Tento o diagnostico, o tratamento vai ser direcionado corretamente.

Nenhum comentário: