segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exame preventivo é o melhor remédio para o câncer de próstata

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2010.

A prevenção é o segredo de uma vida longa, por isso é sempre importante buscar orientações para conquistar esta saúde desejada. Uma das maneiras mais comuns de prevenção, além de cuidados na alimentação e exercícios físicos, é a realização de consultas e exames com especialistas periodicamente. Nos últimos anos, as mulheres e os homens têm acrescentado em sua lista os de detecção de câncer. De forma mais específica, as mulheres do colo de útero e os homens de próstata.

Logicamente existem diversos outros exames preventivos e também para tentar descobrir possíveis tumores, porém no caso de exames específicos de cada sexo estes se destacam. Neste sentido, as mulheres têm a característica marcante de se preocupar mais com a saúde. Até mesmo pela forma que o exame de câncer de próstata é realizado nos homens. Existe muita resistência por parte deles, pois é um fator que mexe muito com a masculinidade.

Este quadro tem mudado bastante nos últimos tempos, mas ainda é importante desmistificar as formas de diagnóstico e tratamento, pois desta forma existe maior possibilidade de cura. “Desde que diagnosticados precocemente”, complementou o urologista Giovanni Cintra. Pois, segundo ele, o câncer de próstata é um dos tipos da doença mais comum entre os homens.

“Hoje o câncer de próstata já ultrapassou os casos de pulmão e de cólon. Devido ao comportamento mais agressivo, o câncer de pulmão ainda mata mais que o de próstata, mas é o tipo mais freqüente nos homens”, destacou Cintra. Por isso, os médicos aconselham que a partir dos 40 anos devem ser iniciados os exames preventivos.

Um dos grandes problemas deste câncer é que no seu início não apresenta nenhum tipo de sintoma. Em alguns casos, existem queixas de dificuldade para urinar, entre outros sintomas de obstrução urinária. O profissional também ressalta que é possível ocorrer a disfunção erétil e a incontinência urinária em alguns pacientes que foram tratados.

“Mas devemos lembrar que estamos diante de uma doença maligna. E parafraseando um paciente: ‘Não adianta estar ereto e morto’”, comentou o médico. Ele acrescenta que existem alternativas como medicação oral (comprimidos), injetáveis e próteses penianas ajudam manter a qualidade de vida dos pacientes.

Estas dificuldades podem ocorrer, pois a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada próximo à bexiga, cercando o início da uretra, parte responsável por carregar a urina da bexiga durante o ato de urinar e carrega o sêmen na hora da ejaculação.

O órgão ajuda a produzir e armazenar o fluído seminal. O câncer nesta região ocorre quando as células da glândula sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Células estas que podem se espalhar para outras partes do corpo.

Fatores
Muitos fatores, incluindo genética e a dieta, têm sido relacionados ao desenvolvimento da doença. Contudo, Giovanni explica que todo homem nasce programado para ter câncer de próstata. “Pois todos carregam em seu código genético os chamados ‘proto-oncogens’, que dão a ordem para uma célula normal se transformar em outra maligna. Isto só não ocorre indiscriminadamente, porque existe a função dos proto-oncogens é antagonizada por outro grupo de gens protetores, chamados de ‘supressores’, dos quais os mais conhecidos são o p53 e o p21”, explicou o médico.

O urologista complementa que estes gens promovem o suicídio das células toda vez que elas sofrem um processo de degeneração maligna, num fenômeno conhecido como apoptose. “O câncer da próstata surge porque as múltiplas divisões celulares, que ocorrem em todos os seres vivos, acompanham-se de discreta fragmentação dos cromossomos, que vão se privando de parte do seu material genético”, ressaltou ele.

Com o decorrer dos anos acumulam-se perdas dos gens supressores, que libera a atividade dos proto-oncogens e permite a degeneração das células prostáticas. A freqüência de câncer de próstata varia de acordo com a região estudada. Na China e no Japão, a prevalência é menor que em outros países ocidentais, como por exemplo, os Estados Unidos.

Devido a essa constatação, surgiu a hipótese que a dieta estaria envolvida no surgimento do câncer de próstata. De fato, observando pessoas de origem oriental que viviam nos Estados Unidos, essas apresentavam a mesma chance de surgimento do câncer de próstata que pessoas naturais dos Estados Unidos.

Entretanto, existe uma dificuldade de determinar qual comportamento ou alimento levariam a um aumento no risco e câncer de próstata. Dentre os alimentos e substâncias aventados como possíveis protetores para o câncer de próstata estariam o tomate, o selenium e a vitamina A.

“Porém, existe uma carência de evidências científicas, que confirmem definitivamente que esses alimentos protegem contra o surgimento do câncer de próstata”, pontuou o urologista. Segundo Cintra, os médicos têm recomendado uma alimentação com baixo teor de gordura animal, comum nos países onde a incidência da doença é baixa (apenas 15% do total de calorias sob forma de gordura).

Formas de descobrir
O câncer na próstata é detectado através de exames clínicos e laboratoriais: toque retal, dosagem do antígeno prostático específico ou PSA. Se há uma suspeita de câncer, realiza-se uma biopsia da próstata. Durante a biopsia um médico urologia obtém amostras através do reto. O procedimento não necessita de hospitalização. As amostras de tecidos são examinadas para determinar se presença de células cancerosas.

O exame de toque é realizado em todos os casos. Por isso, muitos homens ainda deixam se prevenir e garantir uma vida saudável. Mas, o médico explica que é necessário. ”Está comprovado que 20% dos cânceres de próstata têm o PSA não alterado. Geralmente estes casos são os mais agressivos, de evolução mais rápida”, expôs. Assim, se não é realizado o exame de toque, fica difícil descobrir o câncer na próstata e, da mesma forma, buscar a cura com o diagnóstico precoce.

Formas de tratamento
Conforme o profissional, dentre as opções de tratamento para o Câncer de próstata localizado (diagnóstico precoce), inclui-se:

Prostatectomia radical – remoção completa da próstata e vesículas seminais. Essa cirurgia pode ser realizada por via retropúbica aberta (incisão abdominal), laparoscópica (pequenas incisões abdominais) e por via perineal (incisão na região do períneo).

Radioterapia externa – Utiliza-se radiação externa. Para que esse método tenha eficácia satisfatória com mínimo efeito colateral deve-se utilizar Radioterapia Conformacional, com cálculo da dose e emissão da radiação em 3 dimensões.

Braquiterapia – Utiliza-se radiação, entretanto, essa é levada ao órgão (próstata) por meio de pequenas “sementes” radioativas que liberam radiação com uma dose pré-estabelecida e localizada somente no interior do órgão.
Porém, Giovane Cintra destacou que uma vez diagnosticado o câncer de próstata, o médico urologista irá indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Nenhum comentário: