quinta-feira, 15 de julho de 2010

Câncer de boca atinge cerca de 14,97 homens e 3,96 mulheres a cada mil

O câncer é uma doença que pode ocorrer em qualquer parte do corpo do ser humano. É muito comum todos ouvirem falar sobre aqueles que atingem a mama, a próstata, o pulmão e até mesmo a cabeça. Agora, o que poucos ouvem falar é sobre um câncer que atinge uma parte muito importante, pela qual conseguimos nos expressar e ingerir os nutrientes necessários para nos mantermos vivos. O câncer de boca, que atinge cerca de 14,97 homens a cada mil e 3,96 mulheres a cada mil e que deve atingir 200 milhões de brasileiros este ano.

Segundo o cirurgião dentista, Kurt Feiden, pós-graduado em ortodontia, o câncer de boca atinge lábio, língua e garganta. “Como também, podem atingir partes como a mucosa bucal, bochecha e gengiva”, complementou Kurt. Ele destaca que o câncer que aparece nos lábios tem como principal fator de risco o sol e é mais freqüentes em pessoas brancas. “Principalmente em regiões como a nossa, que as pessoas possuem pele bastante clara”, enfatizou. Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de lábio registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.

Já os cânceres em outras regiões da boca, na maioria dos casos, estão relacionados ao tabagismo e também ao alcoolismo. Seguido deste fator, o dentista Feiden ainda acrescenta a lista, as próteses dentárias mal adaptadas e uma má higiene bucal. E, como já foi exposto, atinge mais homens do que mulheres, principalmente acima dos 40 anos de idade. “Porém, o aparecimento desta doença está muito mais ligado ao tabagismo e ao álcool, do que aos demais fatores”, expôs o dentista.

A questão mais preocupante para os especialistas é que em um primeiro momento o paciente não apresenta dor. Entretanto, conforme Kurt, apresenta sintomas como o aumento dos gânglios linfáticos, ulcerações superficiais, aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal e feridas. “Os sintomas são muito mais clínicos do que algo que a pessoa possa sentir, como dor ou algo neste sentido”, explicou Feiden. Em alguns casos podem ocorrer também sangramentos.

Em um estágio mais avançado, a pessoa acometida por algum tipo de câncer na boca, começará a sentir dificuldades para engolir, mastigar e falar. Além do emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço). Kurt esclarece que através de um exame visual no consultório o dentista consegue fazer um primeiro diagnostico da doença. “Se a mancha ou lesão apresentar algum sinal da malignidade, aí sim é feita uma biopsia, para se ter um diagnóstico laboratorial”, ressaltou.

As aftas, que freqüentemente aparecem na boca da maioria das pessoas, não devem preocupar. Pois, as aftas são feridas que ocorrem na boca de forma recorrente. “As aftas são uma infecção viral dos gânglios, que não tem ligação nenhuma com o câncer”, expôs. Ele enfatiza que deve haver preocupação, quando a lesão apresentar sangramento e durar mais de uma semana para curar. No caso das aftas, elas irão desaparecer em um período de sete dias, posterior a este tempo, aí sim, pode ser uma indicação ruim.

Da mesma forma que em todos os demais cânceres o agravamento da situação se encontra no diagnostico tardio. “No momento em que é feito um diagnóstico de forma rápida, tanto do câncer de boca, quanto de mama, próstata, entre outros, o tratamento é bem sucedido. Mas, na maioria das vezes, que o paciente vem procurar tratamento, já apresenta uma lesão há muito tempo e já está sentindo uma dor ou desconforto”, contou o dentista. Tornando-se esta a principal dificuldade para o tratamento bem sucedido.

O pior tipo entre os cânceres de boca é o de mandíbula. “Este é um dos tipos da doença que ocorre na boca, que mais debilita o paciente. Pois, a pessoa apresenta dificuldades para engolir”, destacou Kurt. A cirurgia para a doença nesta região do corpo é feita por um dentista que possui especialização para tanto, mas o diagnostico pode ser feito por qualquer dentista.

Prevenção e Diagnóstico Precoce
Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Outros tipos de câncer necessitam do auxilio do dentista
Para qualquer outro tipo de câncer, por exemplo, quando a pessoa faz quimioterapia ou radioterapia, ela precisará estar com uma boca saudável sem lesões ou cáries. Pois, durante estes tipos de tratamento podem ocorrer necroses em todas as lesões que o paciente possuir na boca. Para finalizar o dentista Kurt lembra ainda que diversas outras doenças acabam se manifestando pela boca como a tuberculose.

Nenhum comentário: