terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ração Humana: mitos e verdades sobre este produto polêmico

OBS: matéria publicada no Caderno Inclusive da Folha Popular de setembro de 2010. 
A Ração Humana vem sendo amplamente divulgada na mídia e consumida pela população. Contudo, não existem muitas informações corretas sobre o produto. Por isso, a necessidade de se explicar mais sobre este alimento, que vem trazendo consigo muita polêmica, em função principalmente do nome. O importante é que as pessoas se utilizar da forma mais correta e saudável possível.

Conforme explica a nutricionita, Melisa Lenz Fröehlich, que integra o Grupo de Saúde Comunitária, a Ração Humana é um complemento alimentar. “Composta de vários cereais, como a linhaça, a quinua, gergelim, aveia, farinha de milho, levedo de cerveja, cacau e fibras de trigo. Podendo variar, conforme a receita”, destacou Melisa. Pois, esta mistura pode ser feita com os produtos que a pessoa possuir em casa.

Um dos primeiros alertas da profissional vem justamente deste ponto. Saber a procedência destes grãos que serão utilizados na mistura. “Não adianta comprar sem saber como ele é produzido, porque pode estar contaminado com agrotóxicos e produtos químicos. É muito importante procurar saber antes de aquirir”, ressaltou a nutricionista. Além disso, não comprar ela pronta, mas sim, comprar os ingredientes para fazer em casa.
O produto veio, segundo Melisa, com uma grande propaganda incentivando as pessoas a comerem. Porém, as pessoas acabavam substituindo por refeições, em geral o café da manhã ou a janta. “Na verdade, ela vem como um complemento, ou seja, ao tomar seu café da manhã, com seu pão e suas frutas, você acrescenta uma colher desta mistura em uma batida ou suco. Não deve ser substituído, mas agregado a alguma alimentação”, explicou ela.  

Existem várias possibilidades, para acrescentar a Ração Humana: pode ser no leite, no iogurte, em uma batida de frutas ou mesmo misturado na salada de frutas, como um complemento para melhorar a alimentação. Da mesma forma, que muito se indica os farelos, como granola e aveia. Só que neste caso, com uma mistura de vários componentes.

Mesmo requerendo alguns cuidados, se utilizada da maneira correta, pode trazer muito benefícios. “Ela é muito rica em nutrientes como ômega 3 e 6, cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio. Como também, várias vitaminas”, complementou a profissional. Ela indica que se utilize a Ração Humana somente no café da manhã. Desta maneira, ela poderá até mesmo auxiliar no emagrecimento.

Intolerância
As pessoas que possuem alguns tipos de rejeição a alguns alimentos devem ficar alertas. “Existem pessoas com intolerância a alguns destes alimentos, como por exemplo, o glútem, afibra de trigo e o açucar mascavo, que também aparece em algumas composições”, expôs. Por isso, sempre a importância de cuidar o que contém neste produto, porque acaba se comprando algo que deveria ser saudável e, posteriormente te traz problemas de saúde.

Linhaça
Um dos itens que requer muito cuidado é a linhaça. A Ração Humana já vem com a linhaça moída. Porém, para se ter um efeito satisfatório este produto deve ser comprado em grãos e ser batida no liquidificador no momento de ser utilizado. E, podendo somente ser guardada por 10 dias depois de moída, após este período tem grandes chances de oxidar e de rançar. E, ao invés de te fazer bem ela pode trazer prejuízos para saúde.

Por isso, a facilidade de bater somente a quantidade que irá consumir em casa. O processo de passar a mistura no liquidificador é necessário para que os produtos liberem seus nutrientes. Uma opção é deixar os produtos já misturados, é bater somente a quantidade que a pessoa irá misturar a sua alimentação. Ou mesmo, se existe algum dos produtos que não pode consumir, devido a intolerância, retirá-lo.

“Comprando uma Ração Humana com uma validade de dois a três meses, você corre o risco de sofrer uma intoxicação e a comer uma coisa rança”, alertou a nutricionista.

Fibras
Este produto também é ruquissímo em fibras. Então, se a pessoa começa a consumir sem se preocupar em ingerir mais água também, ela pode ter uma distenção abdominal, fecaloma ou fezes endurecidas. “Justamente ao contrário dos benefícios que deveria proporcionar”, pontuou Melisa. Ela ainda fez questão de enfatizar que não existe uma fórmula mágica para emagrecer.

Nenhum alimento sozinho vai conter todos os nutrientes que a gente precisa. “Não há nada que substitua feijão, arroz, saladas e frutas. Além disso, prevenir doenças exije um pouco de trabalho por parte da pessoa. Com certeza, tentar remediar depois é muito pior”, frisou.

Preço
O preço pelo quel ela é vendida é muito baixo, pelos produtos que contém. A quinua, por exemplo, que é vem se tornando cada vez mais forte, que até mesmo é comparado ao leite materno em termos de nutriente, é caro por não ser produzido na nossa região. Por isso, o valor do produto deveria ser muito mais alto, do que vem sendo encontrado nos supermercados e farmácias.

Trabalho de orientação
No Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) em Teutônia, localizado junto ao Sínodo Vale do Taquari no Centro Administrativo, os produtos que compõem a Ração Humana são vendidos separadamente, para que cada um compre e prepare a quantidade que irá utilizar. Além, de diversos  outros produtos orgânicos.

O Grupo de Saúde Comunitária é composto pelas monitoras Marlene Zizemer Gaede e Neuza Röherig Meyer, a enfermeira Grasiela Michels e a nutricionista Melisa Lenz Fröehlich. As integrantes trabalham a cada mês, ou dependento da comunidade que é trabalhada, a cada dois meses, um novo tipo de foco na área da saúde ou da alimentação.

Os temas são repassados para as monitoras, que fazem as receitas junto a estes grupos, como de tinturas, xaropes, bolos, queijos, conservas, geléias. Como também, existe o incentivo para a produção das próprias verduras e frutas. O trabalho começou em 2003 com oito grupos e hoje já são mais de 20, 11 deles somente em Teutônia.

Problemas que podem acontecer com o uso da ração humana

- Distensão abdominal;

- Constipação intestinal, se consumido em excesso;

- Gases;

- Alergia à alguns componentes da fórmula;

- Doresde cabeça devido a intolerância a algum dos ingredientes;

- Além disso, como o produto é consumido muitas vezes por conta própria, as pessoas ficam sem saber que é preciso beber muita água para evitar fecalomas ou endurecimento das fezes.

Receitas integrais


Bolo de Banana com Quinoa

Ingredientes
1 xícara de quinua em flocos
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de açucar mascavo
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 bananas grandes e maduras
4 ovos
6 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo
Misture a farinha de trigo com a quinua em flocos. Em outra tigela, misture as bananas amassadas com os demais ingredientes. Misture bem e acrescente as farinhas. Coloque em forma untada e asse em forno pré-aquecido por 35 minutos.

Receita de ração humana
Obs: Esta receita é para fazer em grupo, caso faça em casa terá que ser diminuída a receita.

Ingredientes
250 gramas de fibras de trigo
125 gramas de linhaça marrom
100 gramas de açucar mascavo
100 gramas de aveia em flocos
100 gramas de farinha de milho
100 gramas de gergelim com casca
75 gramas de gérmen de trigo
25 gramas de levedo de cerveja
25 gramas de cacau em pó
25 gramas de quinua real

Modo de preparo
Bata no liquidificador os ingredientes, menos os produtos em forma de pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem lacrados.

Pode conservar em geladeira, por no máximo 10 dias. Ingerir bastante água para evitar fecaloma, endurecimento das fezes. De prefêrencia de um a dois copos de água, antes de consumir a ração humana.  

Nenhum comentário: