terça-feira, 14 de setembro de 2010

O sucesso através do esporte

OBS: matéria publicada na Revista Radar em setembro de 2010
Na maioria das vezes, quando se fala dos benefícios que o esporte pode proporcionar na vida de cada um de nós, pensamos que é apenas a repetição de um dicurso pronto de quem quer nos convencer a fazer algum tipo de atividade física. Nada melhor do que um exemplo concreto de que a prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, para provar que isto pode realmente acontecer.

O esporte pode transformar o ser humano, contribuindo para sua formação e até mesmo levá-lo para lugares jamais imaginados. Basta dedicação. O estudante de educação física, Claiton Luiz Crovatto Júnior, 29 anos, pratica capoeira há pelo menos 17 anos. Ele iniciou neste meio em Porto Alegre, sua cidade natal, e quando veio para a região conheceu o mestre Karcará, que passou a ser seu parceiro dentro do esporte.

Atualmente, Claiton ministra aulas de capoeira no Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Leonel de Moura Brizola em Teutônia, para crianças que integram o chamado turno inverso. Neste local, ele tem conseguido ensinar um pouco da cultura presente na capoeira, além de proporcionar um exercício completo às crianças. Mas, poder passar seus conhecimentos não é seu único sonho que foi concretizado através do esporte.


O capoeirista esteve na França no mês de junho deste ano. Foram cerca de 40 dias prestigiando as maravilhas da Europa, além de estar concretizando um grande sonho ligado a sua vida profissional e ao esporte. A viagem teve como motivo principal a sua formatura como contra-mestre de capoeira. Esta etapa é mais um estágio para a formação neste esporte. Durante sua passagem pela Europa, Claiton também teve a oportunidade de conhecer a Itália.

Durante o evento de graduação, também receberam faixas outros alunos de diversos lugares da Europa e houve a participação de convidados especiais. Conforme ele, estiveram presentes mais de 300 crianças. Apesar de estar também representando o Município, por ser professor de aulas de capoeira no (Cemef), os recursos para viagem foram próprios. 

“A minha formatura na Europa é um sonho realizado. Como todos os anos esta formatura acontece na França, quando surgiu a oportunidade aproveitei”, contou Claiton, que ainda revelou que já recebeu o convite dos franceses para voltar nos próximos anos. Na viagem ele foi acompanhado do mestre Karcará, muito conhecido no Vale do Taquari e seu amigo no esporte. Na França, ele também pôde encontrar com outros brasielieros que ensinam capoeira para as crianças daquele país.

“Respeito todas as outras modalidades esportivas como professor de Educação Física que estou me formando. Contudo, a capoeira é um dos esportes mais completos, porque trabalha todo o corpo. Além disso, com a participação nas aulas se consegue ensinar muito da cultura brasileira e fundamentos de história, que estão ligados à capoeira”, destacou o professor.

Dedicado ao esporte, Claiton também integra o Conselho da Liga Metropolitana de Capoeira, além de participar de diversos seminários e eventos do genêro no Vale do Taquari e Rio Pardo. Neste mês, ele também pretende iniciar outra turma com as crianças da Vila Popular, em Teutônia.

Ele ministrará aulas no ginásio da Escola Guilherme Sommer aos sabádos, com a intenção de proporcionar uma atividade sadia, retirando as crianças das ruas e, por consequência, transformando em cidadões melhores.

Entenda um pouco mais – Os capoeiristas passam por diversos estágios indicando através da cor corda, que é amarrada na cintura, seu nível dentro do esporte. Sistema parecido com o de outros esportes como judô. Dependendo dos níves que vai alcançando, também levando em consideração a sua idade, a cor da faixa vai sendo modificada. Esta troca ocorre em um uma cerimônia de graduação.

Nenhum comentário: