quinta-feira, 30 de junho de 2011

VEÍCULOS

Teutônia registra cerca de um veículo a cada dois habitantes

Região - Nos últimos dez anos, a frota de veículos no Rio Grande do Sul cresceu consideravelmente. Dados do Departamento de Trânsito (Detran) mostram que em 2001 haviam 3.211.751 veículos em circulação no Estado, enquanto que em 2010 o número aumentou para 4.709.614. Este crescimento descontrolado acaba trazendo problemas tanto para a segurança do trânsito, quanto dificulta o atendimento nas oficinas, que seguem lotadas.

Em Teutônia, os números revelam que existe praticamente um veículo para cada duas pessoas. Segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo realizado em 2010, Teutônia conta com 27.265 habitantes. E, dados do Detran/RS até dezembro de 2010 registravam 16.141 automóveis no Município, ou seja, um veículo para cada 1,68 pessoa. Um número bastante superior a 2004, quando circulavam 10.098 veículos. Crescimento de cerca de 60%.

Para dar uma dimensão desta expansão, segundo o Detran de Teutônia, em períodos considerados de baixa procura, são vistoriados de 25 a 30 carros por dia. Em dias de grande procura, cerca de 60 carros são vistoriados por dia. O número máximo registrado foram 64 atendimentos. A vistoria é um procedimento comum para a liberação dos veículos para circular, momento em que são testados os itens obrigatórios.

A situação não é diferente nos demais municípios da região, nos quais o crescimento também têm sido expressivo. Em Poço das Antas em 2004 o registro era de 863 veículos e, até janeiro deste ano, de 1.147. Na cidade de Paverama há sete anos a frota era de 2.179 e atualmente é de 3.256. Neste mesmo período, Westfália aumentou de 1.028 para 1.558. Como também, Boa Vista do Sul subiu de 1.104 para 1.565.

Acidentes
O crescimento da frota de veículos circulando pelas estradas também tem suas consequências. O mapa da acidentalidade do Estado com vítimas fatais confeccionado pelo Detran/RS revela um quadro preocupante. Dados preliminares de 2010 mostram que 42.971 acidentes deixaram vítimas, destes, 1.419 foram com mortes.

MUHER NO VOLANTE
Em 2010*

- De cada 100 condutores que morreram no trânsito, somente 3 eram mulheres;

- As mulheres cometeram 8 vezes menos infrações do que os homens;

- Somente 9 de cada 100 mulheres que morreram no trânsito estavam dirigindo.

*Dados preliminares


Assistência
Além da imprudência dos motoristas, a falta de manutenção dos carros é um dos principais fatores que influência na ocorrência dos acidentes. Mas, com a frota de veículos aumentando cada vez mais, mesmo com a boa vontade dos proprietários e até mesmo das oficinas mecânicas, tem sido difícil encontrar vaga para ser atendido.

É o que acontece em uma das oficinas mais requisitadas do Bairro Languiru, em Teutônia. O proprietário Ricardo Edvino Dieterich trabalha há 26 anos no ramo e atende também clientes de outras cidades, como Westfália, Poço das Antas e Boa Vista do Sul. “Muitas pessoas vão morar em outras cidades, mas pela confiança que tem em nosso trabalho, acabam voltando para buscar este serviço com a gente”, expôs Ricardo.

Conforme conta sua esposa Luciana, que auxilia na oficina, são atendidos cerca de 10 veículos por dia. “Este é uma médica, porque em alguns dias atendemos muito mais, cerca de 15 carros”, ressaltou ela. Luciana acrescenta que esse movimento sempre se mantém e não há períodos de queda nas solicitações. Na oficina do casal, trabalham seis colaboradores.

Vagas concorridas
Para conseguir uma vaga é preciso esperar pelo menos duas semanas, caso o serviço exija mais atenção. “Para trabalhos pequenos, conseguimos até encaixar durante o expediente. Mas, quando precisa ser feito o motor, caixa de suspensão ou uma revisão geral, por exemplo, é preciso agendar com antecedência”, revelou Ricardo. No período de veraneio, quando a procura por revisão cresce, é preciso se antecipar em até três semanas para garantir o serviço.

Para os carros nacionais não tem faltado peças para reposição, segundo o profissional. Contudo, para o conserto de veículos importados a situação é outra. “Mesmo já sendo fabricados no Brasil, eles não contam com muito estoque, o que acaba atrasando os reparos em mais uma semana em alguns casos”, explicou.

Investimentos
Os investimentos na própria oficina já foram necessários para poder atender esta demanda crescente. “Foi preciso contratar mais uma menina para auxiliar na parte administrativa, como também tivemos que instalar mais um elevador automotivo”, acrescentou Luciana. A empresa possui quatro desses equipamentos, que servem para elevar os carros, para que possa ser feita a manutenção na parte inferior.

Sábados
Também é de praxe da maioria das oficinas mecânicas não atender aos sábados. “No nosso caso, acreditamos que esta mudança fez o rendimento do trabalho ser maior, porque aumentamos os períodos durante a semana e os clientes se adequaram perfeitamente”, explicou Luciana. Ele ainda ressalta que procura não se comprometer com serviços maiores na sexta-feira, para que os clientes sejam bem atendidos.

Nenhum comentário: