quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saúde

Vai um energético aí?

Balada cheia, como promoção especial: ao toque da sirene, uísque com energético de graça pra galera. Após algumas doses, você se sente feliz e com as energias renovadas. Mas afinal, do que é produzido o energético? Ele realmente dá energia? Pode tomar com bebidas alcoólicas?

País – A nutricionista Gabriela Jacinto explica que o energético é uma bebida não alcoólica, que estimula o organismo. “Muito utilizado com a finalidade de aumentar o sistema de alerta”, completou a profissional. Em função principalmente de contar em sua composição o aminoácido Taurina (alguns substituem por arginina, outro aminoácido) e a Cafeína. Algumas composições ainda apresentam outras substâncias, como guaraná, ginseng, glucuronolactona e vitaminas.

Sendo assim, não restam dúvidas que a bebida realmente tem a capacidade de reduzir a sensação de cansaço e sonolência, auxiliando o organismo na produção de energia. “A taurina é um aminoácido não essencial, que estimula as contrações cardíacas e o metabolismo, intensificando os efeitos da insulina e absorção dos lipídeos”, explica Grabriela.

A nutricionista também ressalta que a cafeína é um estimulante do organismo e aumenta o estado de vigília. “Porém, não há evidências da quantidade de cafeína que pode ser consumida de forma segura”, alerta. Entretanto, devido a esse poder de inibir os sintomas do esgotamento do organismo, tem sido cada vez mais utilizado nas baladas e também na prática de esportes.

Um dos perigos está no seu consumo equivocado. Pois, o mais comum é ver as pessoas consumindo a bebida combinada principalmente com whisky ou vodca. Mistura encontrada com facilidade nos bares e boates, mesmo com o aviso nas embalagens de que não é recomendada a mistura com bebidas alcoólicas. Fator este, que também é alertado pela nutricionista.

“Em função do efeito estimulante das bebidas energéticas, o consumo associado ao álcool pode resultar em um disfarce dos efeitos do álcool. Além disso, temos o fato de ser uma bebida hipertônica (muito concentrada), o que por sua vez aumenta a sede”, ressaltou Jacinto. Desta forma, explica ela, o motorista pode não perceber seu estado real de embriaguez. Além disso, a cafeína associada ao álcool acelera a morte das células cerebrais, podendo causar, à longo prazo, doenças como Mal de Alzheimer e Parkinson.

O consumo excessivo também pode trazer malefícios. “Entre outros sintomas, a pessoa pode apresentar ansiedade, agitação psicomotora, dor de cabeça, insônia, tremor, sintomas gastrintestinais, hipertensão arterial e taquicardia”, lista a profissional. A adição dos demais ingredientes incrementaria o efeito estimulante e de captação de energia pelo organismo.

Por isso, para ter mais disposição, a nutricionista recomenda uma vida mais saudável. “Vale a pena lançar mão de uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares, além de praticar hábitos saudáveis, tais como exercitar-se regularmente, dormir oito horas por noite e realizar um check-up regularmente. Desta maneira, você melhora a sua qualidade de vida e terá muita disposição na balada, no trabalho, na vida em família e social”, finalizou.

BOX - 1 LATA DE 250 ML DE ENERGÉTICO EQUIVALE A:

50 ml de café

200 ml de chá preto

600 ml de Coca-Cola

Nenhum comentário: