segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Alfred de Musset



Os amigos que passam por nós ... ou mesmo ... os que ainda fazem parte da nossa convivência ... sempre nos deixam muitas coisas ... nos ensinam muitas coisas . Quem está ligado no mundo ... sempre aprende um pouco com cada uma das pessoas que está ao nosso redor .... Já que o meu amigo Tiago (mais uma coisa que aprendi com vc, além de saber pegar bus em Porto hehehehe) me deixou uma linda colaboração neste blog ... vou dar um reforço a ela ...complementar um pouco mais ... com coisas sobre este grande autor ...

Louis Charles Alfred de Musset nasceu em Paris a 11 de dezembro de 1810 e morreu a 2 de maio de 1857, aos 46 anos.


Desde cedo revelou talento literário: aos 17 ganhou o segundo lugar num concurso em seu colégio, com o ensaio "A origem de nossos sentimentos".


Tentou estudar direito e depois medicina, sem resultado. Encontrou o caminho de sua verdadeira vocação ao ser levado à casa de Victor Hugo por um colega, cunhado do poeta.


Foi bem acolhido, e logo se viu integrando uma brilhante geração de jovens escritores, como Alfred de Vigny, Prosper Merimée, Sainte-Beuve, entre outros.


Aos 19 anos, publicou com sucesso o primeiro livro Contos de Espanha e da Itália, que despertou ao mesmo tempo admiração e protesto, por conter paródias em verso de certas obras românticas da época.


Por esta época um primeiro amor já o levava a conhecer a duplicidade feminina. Sentiu pela primeira vez o gosto amargo da traição, que o acompanharia até o fim da vida.




O maior mérito de Alfred de Musset terá sido talvez o de colocar sempre adiante de seu tempo, dando à sua obra dramática uma justeza e uma profundidade pouco comuns entre os seus contemporâneos.



Frases e pensamentos de Alfred de Musset

"Sorvei do amor o que do vinho sorve o homem sóbrio, mas nunca vos embriagueis"

"A mulher que amamos sempre terá razão"

"Nada nos torna tão grandes como uma grande dor"

"Quem quiser um dia bem falar, deve primeiramente aprender a calar-se"

"Que me importa o frasco, desde que se obtenha a embriaguez?"

Nenhum comentário: