terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hora de Acertar as Contas

OBS: matéria publicada na Folha Popular em 2009. 

Estamos no último mês do ano, se aproxima a chegada de um novo ano, e com ele chagam também as despesas extras. As festas de final de ano, os presentes de natal, as férias da família e IPVA. Logo no próximo mês ainda somam-se a esta conta o IPTU, seguro, matrículas e materiais escolares, entre outros valores. Sem esquecer das contas tradicionais de cada mês, como: água, luz e telefone. Em contrapartida, os trabalhadores podem contar com o 13º salário, o qual muitos já receberam a primeira parcela e alguns, além deste, receberão valores referentes às férias.  

Dinheiro extra que chega, acompanhado de muitas despesas. Como administrar esta situação sem se enrolar e começar o ano contas as contas em dia? Para a coordenadora os cursos técnicos no Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (Ieceg), Francine Caumo, este é um assunto importante e interessante e, ao mesmo tempo, pode ser enganador. “Para aquelas pessoas que não sabem se controlar ou administrar o seu dinheiro, pois elas gastam demais sem se planejar”, destacou a professora. Para ela, a questão do planejamento financeiro é muito importante, para que a pessoa possa ter resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

O sucesso através do esporte

OBS: matéria publicada na Revista Radar em setembro de 2010
Na maioria das vezes, quando se fala dos benefícios que o esporte pode proporcionar na vida de cada um de nós, pensamos que é apenas a repetição de um dicurso pronto de quem quer nos convencer a fazer algum tipo de atividade física. Nada melhor do que um exemplo concreto de que a prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, para provar que isto pode realmente acontecer.

O esporte pode transformar o ser humano, contribuindo para sua formação e até mesmo levá-lo para lugares jamais imaginados. Basta dedicação. O estudante de educação física, Claiton Luiz Crovatto Júnior, 29 anos, pratica capoeira há pelo menos 17 anos. Ele iniciou neste meio em Porto Alegre, sua cidade natal, e quando veio para a região conheceu o mestre Karcará, que passou a ser seu parceiro dentro do esporte.

Atualmente, Claiton ministra aulas de capoeira no Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Leonel de Moura Brizola em Teutônia, para crianças que integram o chamado turno inverso. Neste local, ele tem conseguido ensinar um pouco da cultura presente na capoeira, além de proporcionar um exercício completo às crianças. Mas, poder passar seus conhecimentos não é seu único sonho que foi concretizado através do esporte.

Paixão é o que leva o negócio ao sucesso

Obs: matéria publicada na Revista Radar de agosto de 2010. 


Na hora de escolher uma profissão são muitos os motivos que fazem optar por uma ou outra área de atuação. Muitos escolhem aquela que lhes trará mais retorno financeiro ou mesmo apenas agarram as oportunidades. Mas, o que os especialistas dizem, é que para o negócio realmente dar certo e a pessoa ser feliz na profissão escolhida, é preciso amar o que faz. Para ter prazer enquanto trabalha e realmente alcançar uma satisfação também dos clientes.  

Ser realmente apaixonado pela atividade profissional, segundo a psicóloga Lilian Hauschild, traz resultados positivos. “Uma pessoa que ama o que faz, com certeza, produz mais que aquele que faz apenas pela necessidade. Pois, a pessoa tem um estimulo maior e acaba se dedicando aquilo com o que se identifica”, explicou a psicóloga Lilian. Porém, o mercado atual exige muitas horas de dedicação e a quantidade de pessoas dispostas a conquistas um espaço são muitas. O que faz com que o profissional não pense somente naquilo que gosta de fazer, mas sim em produzir mais que o colega.

Sendo assim, o que incentiva as pessoas a e dedicarem ao trabalho, nestes casos, é a competição.  “Acredito que muitas pessoas fazem isto por uma competição e esquecem que a competição maior vem a ser aquela, que a pessoa deveria ter consigo mesma. No sentido de ser melhor a cada dia que passa”, pontuou a profissional. Segundo a psicóloga, esta competição pode se tornar uma neurose, deixando as pessoas obsessivas.

Qual o preço de um sonho?

OBS: matéria publicada na Revista Radar de agosto de 2010. 


"É a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante". A frase do escritor Paulo Coelho, que tem seus livros na lista dos mais vendidos no mundo, traduz uma realidade recorrente a maioria das pessoas. Pois, todos nós temos um sonho, um desejo ou uma meta que pretendemos alcançar a médio ou a longo prazo. E, se não fosse este sonho, talvez a vida não faria sentido, pois não teríamos algo que nos fizesse seguir adiante.

Os desejos são dos mais variados, desde uma linda cerimônia de casamento, construir uma casa, ter um filho, se formar na faculdade até viajar pelo mundo, entre outras loucuras. Mas, na maioria destes casos, é preciso investir não somente tempo e dedicação, mas também dinheiro. Para cada um, o sonho terá um preço diferente, que também pode ir muito além da questão financeira.

Alguns sacrifícios também serão necessários. Aqueles gastos extras com festas, roupas e jantares em restaurantes, poderão ter que ficar em segundo plano, para que o dinheiro necessário para alcançar o objeto de desejo possa ser poupado. Entretanto, a satisfação com a(s) conquista(s) no final tende a compensar muitas coisas.   


Ração Humana: mitos e verdades sobre este produto polêmico

OBS: matéria publicada no Caderno Inclusive da Folha Popular de setembro de 2010. 
A Ração Humana vem sendo amplamente divulgada na mídia e consumida pela população. Contudo, não existem muitas informações corretas sobre o produto. Por isso, a necessidade de se explicar mais sobre este alimento, que vem trazendo consigo muita polêmica, em função principalmente do nome. O importante é que as pessoas se utilizar da forma mais correta e saudável possível.

Conforme explica a nutricionita, Melisa Lenz Fröehlich, que integra o Grupo de Saúde Comunitária, a Ração Humana é um complemento alimentar. “Composta de vários cereais, como a linhaça, a quinua, gergelim, aveia, farinha de milho, levedo de cerveja, cacau e fibras de trigo. Podendo variar, conforme a receita”, destacou Melisa. Pois, esta mistura pode ser feita com os produtos que a pessoa possuir em casa.

Um dos primeiros alertas da profissional vem justamente deste ponto. Saber a procedência destes grãos que serão utilizados na mistura. “Não adianta comprar sem saber como ele é produzido, porque pode estar contaminado com agrotóxicos e produtos químicos. É muito importante procurar saber antes de aquirir”, ressaltou a nutricionista. Além disso, não comprar ela pronta, mas sim, comprar os ingredientes para fazer em casa.

De vilão à mocinho: o ovo pode até mesmo auxiliar no emagrecimento

OBS: matéria publicada na Revista Radar em setembro de 2010. 
De vilão da nossa alimentação, ele se transformou em mocinho. O ovo condenado muitas vezes por supostamente aumentar o colesterol no nosso organismo e prejudicar a saúde, ganhou novas perspectivas através de estudos que revelam sua importância na alimentação, e o melhor de tudo, que ele pode até mesmo auxiliar no emagrecimento.   

Segundo conta a nutricionista Aline Vian Antunes, o ovo é um alimento muito importante na dieta. “Ele é composto de aminoácidos essenciais, que o nosso corpo não produz e precisamos introduzir através da alimentação”, expôs ela. O ovo tem energia, além das proteínas e alguns sais mineirais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, entre outros.

Apenas um terço deste alimento é composto da gordura “ruim” (colesterol) e está presente na gema. Em contrapartida, tem em um de seus nutrientes mais importantes o ácido oleico, que é uma gordura muito saudável, uma potente arma contra a arteriesclerose, que evita o aumento do colesterol ruim.