quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fisioterapia para tratar de problemas orgânicos

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

Durante a gravidez, como em outras fases da vida, a prática de alguma atividade física constitui um dos melhores caminhos para manter a forma, assim como, uma recuperação mais rápida após o parto. A prática de exercícios pode ainda aliviar na mulher alguns sintomas, como dores e desconfortos, que surgem com a gestação.

Alguns programas de exercícios vêm sendo utilizados por fisioterapeutas para levar até as futuras mamães um maior bem estar, durante esta fase importante da vida. Além de beneficiar as gestantes, fisioterapeutas como Sabrina Fritsch, especialista da área, também oferecem tratamentos para prevenir e tratar a incontinência urinária e as disfunções sexuais.

A opção por estes métodos, mais “naturalistas”, tem o intuito de conter os efeitos colaterais, que a maioria das medicações podem desencadear. Principalmente, nos casos de procedimentos cirúrgicos, que passa por uma anestesia, existe o perigo de uma infecção e todo o tempo de cicatrização. “Em cirurgias pélvicas ocorrem muitos problemas de cicatrização e de aderências internas, que podem gerar outros problemas”, ressaltou Sabrina.

Ronco pode indicar problemas de saúde

OBS: matéria publicada no caderno Inclusive do jornal Folha Popular em 2010.

Ouvir as pessoas roncarem tem se tornado cada vez mais comum. Quem nunca ouviu alguém roncar? Com certeza, o número de pessoas que respondem sim a esta pergunta é grande. Segundo especialistas, o ronco afeta praticamente 50% da população masculina e 30% da feminina no país. Talvez, o grande problema não seja o barulho, mas o indicativo de que a pessoa está com problemas de saúde.

Conforme explica o otorrinolaringologista, Alexandre Gomes, que atende no centro clínico em Teutônia, o ronco em si não é uma doença, mas a manifestação de uma enfermidade. "O fluxo normal do ar pelo nosso organismo começa pelo nariz e chega até o pulmão, passando pelas vias aéreas. Quando existe uma obstrução neste percurso e esta via aérea é tampada em algum ponto, pode ocorrer o ronco", explicou o médico. Assim, como o ar passa de modo errado, as estruturas da garganta tremem provocando o conhecido barulho de muitos durante a noite.

São vários os motivos que podem levar a pessoa a roncar, entre eles está o desvio de septo nasal. "O nariz possui duas passagens de ar, se a cartilagem que divide elas é torta, vai obstruir um dos lados. Então, o ar não vai passar como deveria", complementou Alexandre. Ele também aponta como causa do ronco as amígdalas grandes, que da mesma forma podem dificultar a passagem de ar na garganta antes de chegar aos pulmões.

O ganho de peso também é um fator que pode causar o ronco. Segundo Alexandre, a circunferência da garganta aumenta com o ganho de peso tanto na parte externa, quanto na interna. Consequentemente, diminuindo a passagem de ar. Desta forma, qualquer coisa que impeça o ar de seguir o percurso normal pelo nariz, garganta, pescoço e pulmão, vai provocar esta doença de obstrução das vias aéreas.

Pés - Cuidando de nossa sustentação

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

São eles que permitem que você se desloque, caminhe e chegue ao destino desejado. Além de serem a sustentação do corpo humano. Contudo, muitas vezes esquecidos, os pés merecem cuidados especiais. Dispensar atenção a esta parte do corpo não é apenas uma questão de estética, mas sim de demonstrar preocupação com a saúde e o bem estar físico. Os problemas mais comuns que ocorrem nos pés, citados pela podóloga Jane Barbosa, são as onicomicoses (micoses na unha), onicocriptoses (unhas encravadas) e fissuras no calcanhar.

Ao falar em unhas encravadas muitas pessoas chegam a sentir um arrepio, pois este é um problema muito comum, que causa uma dor intensa. A unha encravada é resultante da penetração de um pedaço de unha na pele do dedo. Em geral, ocasionando uma infecção e inchaço no local. Além, de muita dor, é claro. “Isto ocorre em função do corte incorreto dos cantos da unha, calçado muito estreito e onicomicose – micoses na unha”, destacou Jane.

Para o tratamento é necessário procurar um especialista, porém algumas medidas podem ser tomadas para evitar, como não cortar a unha de forma excessiva, cortar a extremidade da unha de forma que ela fique reta, usar sapatos que permitam a posição adequada dos dedos, ou mesmo, deixar que um podólogo faça este trabalho.

Como a especialista mesmo listou, este não é o único desconforto que atinge os pés. Nesta lista também estão aquelas bolhas e rachaduras que aparecem entre os dedos, as frieiras. Elas causam muita ardência e coceira. “As frieiras são causadas pela má transpiração, calor, umidade, hiperidrose (suor em excesso), calçados inadequados (fechados, botas de couro ou borracha) e situações de estresse”, expôs Jane. Ela acrescenta que para tratar as frieiras é importante procurar um dermatologista e, paralelamente, o podólogo pode higienizar e retirar as peles que estão escamando e aplicando o antifúngico que o dermatologista tenha recomendado.

Os calos também costumam incomodar muito. E, estão relacionados à produção em excesso de células de pele morta. Eles aparecem em duas variedades: duros e moles. Calos duros são geralmente encontrados nas partes superiores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedinhos, onde a pele entra em atrito com o sapato. A podóloga explica que os calos surgem por causa dos calçados, deformidades ortopédicas, atritos e pressões contínuas, irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas e obesidade.

Existe um tratamento para este tipo de problema da saúde do pé. O tempo e a quantidade de sessões dependem do tipo de calo”, contou Jane. Ele acrescentou que o processo não é dolorido. Para evitar que apareçam, a especialista recomenda o uso de sapatos adequados e, caso alguma deformidade ortopédica, procurar um ortopedista e acompanhamento podológico.

A manutenção de pés bem cuidados influência na saúde das pessoas. “Cuidando de nossos pés, mantemos a saúde do corpo, pois quando temos qualquer uma destas afecções, estamos correndo o perigo de ser contaminado por bactérias, vírus e fungos”, enfatizou ela. Por isso, para além de deixar os pés bonitos para poder usar sandálias e chinelos neste verão, é importante manter a higiene dos pés por uma questão de saúde.

Alimentação balanceada ajuda a amenizar sintomas da TPM

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

Acne, inchaço, transpiração, cansaço, perda de apetite, diminuição do desejo sexual, dores de cabeça e irritabilidade, compõem um grupo de mais de 150 sinais da tensão pré-menstrual (TPM), síndrome que atinge cerca de 40% das mulheres, segundo informações divulgadas, pela Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo os especialistas, os cuidados com a alimentação pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Esse mal que atinge somente as mulheres, é considerado síndrome pelos médicos, por apresentar diversos sintomas combinados.

Sintomas estes não somente de ordem física, mas também mental e comportamental. “Nem todas as mulheres sofrem deste problema, mas sim, uma pequena porcentagem. O problema é chamado de síndrome da tensão pré-menstrual, pois apresenta vários sintomas juntos, inclusive a tensão psicológica. Mas, existem outros vários fatores que se considera, para diagnosticar que a mulher possui a síndrome, como o período que ocorrem os sintomas”, expôs o ginecologista Luciano da Fontoura.

As principais reclamações das mulheres no consultório médico, segundo Luciano, são as dores abdominais (cólicas), dor de cabeça e a irritação. “Não só nas mulheres, mas nos maridos e companheiros também”, brincou o médico. Para evitar os grandes transtornos que a TPM pode causar, além da medicação indicadas pelos médicos especializados, uma alimentação balanceada ajuda a amenizar esses sintomas.

Neste caso, consumir grãos integrais, legumes, verduras e líquidos é essencial para impedir a reabsorção dos hormônios que devem ser eliminados. “Sempre deixando bem claro para não utilizar o sal. O sal além de outros problemas de saúde, na síndrome da tensão pré-menstrual ele pode piorar os sintomas”, alerta Fontoura. Ele ainda recomenda carnes brancas, de preferência, grelhadas ou cozidas.

Os anticoncepcionais também podem bloquear, em alguns casos, a tensão pré-menstrual. Este remédio que auxilia as mulheres para evitar a gravidez, também é utilizado pelos médicos para amenizar estes sintomas que incomodam as mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Se este se apresentar ineficiente, ainda existem outros tipos de medicamento, que podem ser prescritos pelo ginecologista.

Cuidados com a pele: os benefícios do tratamento com argila

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2010.

Para manter uma boa aparência, a pele exige cuidados diários, principalmente no rosto. Para obter este bom resultado são necessários hábitos de limpeza, mantidos através da utilização de tônicos e cremes hidratantes. Estes cuidados ajudam a manter a pele macia e saudável. Porém, além destes procedimentos caseiros, as pessoas devem procurar especialistas para realizar um tratamento mais profundo da pele, se desejam realmente mantê-la com uma aparência melhor e por mais tempo.

Conforme o massoterapeuta e especialista em estética facial, Eduardo Friedrich, dentre diversos benefícios, uma limpeza de pele mais profunda e cuidadosa tem o intuito de retardar o envelhecimento, promover a oxigenação das células, eliminar células mortas e impurezas do dia a dia. “Além é claro de trabalhar com a nossa auto-estima”, complementou Eduardo. Procedimento este, feito por pessoas preparadas para tanto.

Este é um procedimento que precisa ser feito adequadamente e com extremo cuidado, para limpar a pele sem agredi-la, caso contrário, estará favorecendo o aparecimento de manchas. “A pessoas precisa se especializar e trabalhar com amor, gostar do que se faz. Daí sim, os resultados realmente serão maravilhosos. Não é qualquer um que sabe fazer uma limpeza de pele com argila, por exemplo, é difícil de ser feita em casa”, comentou Eduardo. Ele acrescentou que para ser bem feito o trabalho, precisa ser feito por um esteticista.

Segundo recomenda o especialista, as pessoas devem fazer uma limpeza mais profunda com os diferentes procedimentos oferecidos uma vez por mês e, no caso de peles mais oleosas, este espaço de tempo deve ser menor. Entre as alternativas oferecidas para este fim estão a esfoliações, vapor, máscaras calmantes e aparelhos. Como também, a máscara facial de argila, que apresenta muitas vantagens.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exame preventivo é o melhor remédio para o câncer de próstata

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2010.

A prevenção é o segredo de uma vida longa, por isso é sempre importante buscar orientações para conquistar esta saúde desejada. Uma das maneiras mais comuns de prevenção, além de cuidados na alimentação e exercícios físicos, é a realização de consultas e exames com especialistas periodicamente. Nos últimos anos, as mulheres e os homens têm acrescentado em sua lista os de detecção de câncer. De forma mais específica, as mulheres do colo de útero e os homens de próstata.

Logicamente existem diversos outros exames preventivos e também para tentar descobrir possíveis tumores, porém no caso de exames específicos de cada sexo estes se destacam. Neste sentido, as mulheres têm a característica marcante de se preocupar mais com a saúde. Até mesmo pela forma que o exame de câncer de próstata é realizado nos homens. Existe muita resistência por parte deles, pois é um fator que mexe muito com a masculinidade.

Este quadro tem mudado bastante nos últimos tempos, mas ainda é importante desmistificar as formas de diagnóstico e tratamento, pois desta forma existe maior possibilidade de cura. “Desde que diagnosticados precocemente”, complementou o urologista Giovanni Cintra. Pois, segundo ele, o câncer de próstata é um dos tipos da doença mais comum entre os homens.

“Hoje o câncer de próstata já ultrapassou os casos de pulmão e de cólon. Devido ao comportamento mais agressivo, o câncer de pulmão ainda mata mais que o de próstata, mas é o tipo mais freqüente nos homens”, destacou Cintra. Por isso, os médicos aconselham que a partir dos 40 anos devem ser iniciados os exames preventivos.

Cuidados na gravidez podem evitar estrias

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

Umas das principais preocupações que vem a cabeça das mulheres, que ainda não têm filhos, são as estrias que podem vir junto com os bebês durante a gravidez. As marcas brancas e definitivas podem se instalar ao longo do corpo durante a gestação devido a diversos fatores. Pesquisas apontam, inclusive, que elas acabam afetando 90% das futuras mamães. Por isso, é importante iniciar a prevenção o quanto antes.

Conforme o dermatologista Cristiano Lange, as estrias são alterações na pele, semelhantes a cicatrizes provocadas pelo aumento da massa corporal. Sendo assim, o primeiro passo para se proteger é saber como elas se formam. O tecido que reveste o corpo é composto de camadas conhecidas como epiderme e derme. É na derme, a mais profunda delas, que se localizam as fibras de elastina e colágeno, responsáveis por toda a firmeza. Em algumas gestantes, as fibras não acompanham o aumento do volume corporal. Daí, elas se rompem, formando as estrias.

“Acontece uma distensão das fibras que fazem a sustentação da pele, o que acaba causando uma espécie de uma cicatriz. Com isto, a pele fica mais flácida e perde a elasticidade natural”, complementou Cristiano. As avermelhadas são aquelas recém formadas, já as brancas são aquelas que estão há algum tempo no corpo da mulher. Em ambos os casos, depois de formadas elas não desaparecem mais, mas podem ser amenizadas com tratamentos.

Os fatores desencadeantes das estrias são os mais diversos. “Desde fatores genéticos, no qual algumas pessoas têm mais facilidade de adquirir; alterações hormonais, até mesmo medicações que contenha hormônios; adolescentes em fase de crescimento, também podem ocasionar estrias, pelo desenvolvimento muito rápido e alteração hormonal”, expôs o dermatologista. Tudo isso, porque a pele não consegue acompanhar o crescimento acelerado e aí elas acabam surgindo.

Transformações das mulheres na menopausa

A menopausa é um estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher. Tudo isso, provocado essencialmente pela falta de dois tipos de hormônios: estrogênio e progesterona. Por isso, é importante elas conhecerem e buscarem orientações sobre estas fases da vida e evitar muitos desconfortos.

Segundo o médico ginecologista Eduardo Jung, a menopausa se caracteriza pela última menstruação que a mulher irá ter em sua vida. “Porém, para dizer que a mulher está ‘menopausada’, ela tem que ficar um ano sem menstruar. Por exemplo, se a mulher disser hoje que a última menstruação dela foi em novembro do ano passado, aí sim ela está ‘menopausada’”, explica. Como a menarca que é a primeira menstruação, a menopausa é a última.

Desta forma, o ginecologista pontua que a menopausa é apenas um evento na vida da mulher, que ocorre entre os 45 e 55 anos. “O correto é falar, quando ela está passando por este período, que ela está no climatério”, destacou Jung. Pois, conforme ele explica, o climatério vai da última menstruação até os 65 anos, que é o período considerado quando a pessoa entra na terceira idade. Esta parada da menstruação ocorre exatamente em função de o corpo parar de produzir o estrogênio e a progesterona.

Para Eduardo esta perda é um grande prejuízo para a mulher. “Porque no homem não pára, ele continua produzindo testosterona até os 80 anos. A mulher quando ela chega na menopausa, ela não produz mais hormônios e esta falta é que irá ocasionar os calorões, sudorese, secura vaginal, osteoporose e até mesmo incontinência urinária”, complementou o ginecologista. Embora este período seja algo natural, é um momento na vida da mulher, no qual ela vai ter prejuízos em sua saúde.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A voz e a sedução

OBS: matéria publicada na Revista Radar em 2009.

A voz humana é muito mais do que "o som produzido pela vibração das cordas vocais, quando o é ar expelido dos pulmões através do diafragma". A voz pode ser considerada um dos melhores reflexos das nossas emoções. Ela pode dizer quando estamos cansados, tristes, alegres, nervosos, interessados em alguém. Mas, além de revelar os nossos sentimentos, a voz humana também pode ser uma arma de atração e sedução entre as pessoas.

A voz pode ser utilizada como meio para a sedução, para a fonoaudióloga Cáthia Schaeffer, exatamente por revelar como somos. “A voz expressa o que a pessoa sente, sua personalidade, seu jeito de ser e, sem dúvida, seu poder de persuasão aumenta muito mais em função disto”, expôs. Existem alguns tipos de vozes são mais sedutoras que as outras, não somente pela sua forma de se expressar.

Vozes mais estridentes, metálicas, mais infantis, ou mesmo, carregadas de raiva e tensão, por exemplo, costumam agredir os ouvidos. “A voz rouca é considerada, muitas vezes, a voz mais sedutora”, destacou Cáthia. Uma voz quente, envolvente, suave e macia faz muita diferença aos ouvidos. Uma voz rouca e bem modulada faz até mesmo com que uma pessoa pareça mais sexy, mesmo que pessoalmente ela não seja tão sedutora.

Existem inúmeros casos de pessoas que acabem se interessando por outra ao ouvir a voz através do telefone ou mesmo de um veículo de comunicação. A voz dos locutores, por exemplo, principalmente há alguns anos quando se precisava ter uma voz grave e bem articulada, muitas mulheres acabavam criando em seu imaginário galãs. Algumas até mesmo, acabavam tentando um relacionamento através de cartas e telefonemas. Tudo em função de uma linda voz sedutora.

Acupuntura - A "picada" que pode curar

OBS: matéria publicada na revista Radar e no caderno Inclusive da Folha Popular em 2009, em versões diferentes.

O japonês Hugo Hatori escolheu o Brasil há cerca de 34 anos para viver e exercer uma profissão que existe há milhares de anos e já é utilizada antes mesmo de Jesus Cristo. Embora, a acupuntura seja um ramo tradicional da medicina Chinesa, Hatori aprendeu em seu país de origem, através um curso profissionalizante durante dois anos, por ser na realidade uma técnica tradicional em todo o oriente.

Hatori expôs que mesmo depois de terminado o curso, existe a necessidade de um aperfeiçoamento. “A acupuntura exige muita experiência. Depois deste estudo teórico, é preciso aprender na prática”, explicou. Ele conta que em alguns casos, aprendizes procuram um mestre que possuem esta prática, para apreender os pontos corretos de aplicação.
Em 1975, ele se mudou para o Brasil. Na época, segundo ele, o método considerado complementar para aliviar dores e tratar doenças, não era muito conhecido. “Apenas em São Paulo, onde existe uma colônia japonesa”, destacou Hatori. Atualmente, existe até mesmo a Associação Médica Brasileira de Acupuntura. Mas, conforme ele relata, foi muito difícil convencer as pessoas da eficácia deste tipo de tratamento.

Depois da vinda, Hugo voltou ao seu país de origem para buscar mais conhecimentos e, posteriormente voltou. Vindo a se instalar no Rio de Janeiro para apreender esta prática tão necessária. No Estado carioca conheceu um brasileiro que fazia acupuntura e começou a trabalhar com ele. “Os médicos eram contra as nossas técnicas, achavam que éramos curandeiros”, contou. Hoje, Hatori atende em uma sala na rua Marechal Floriano, no Centro de Estrela.

Dietas da Moda trazem perigo para saúde

OBS: matéria publicada no caderno Inclusive da Folha Popular em 2010.

A nossa sociedade se preocupa demais com a aparência. Pelos padrões ditados, principalmente pela indústria da moda, as pessoas devem apresentar silhuetas esguias – altas e magras - e esbeltas. Para isso, o que não faltam são dietas para satisfazer a necessidade de um público cada vez mais afoito em perder uns quilinhos.

A cada troca de estação surge uma dieta nova, que tem como principal atrativo a promessa de reduzir o peso de forma rápida, como a dos carboidratos, da banana, da água, dos pontos, do limão, do tipo sanguíneo, do chá verde, dos shakes, entre outras.

Apesar de apresentarem resultados imediatos, a saúde também pode se perder com os quilinhos a mais, que podem voltar em pouco tempo. As dietas que se focam em apenas um tipo de alimento, acabam provocando a falta de outros nutrientes necessários para o organismo, e não são vistas com bons olhos por médicos e nutricionistas.

“Essas dietas são complicadas, pois as pessoas acham que fazendo isto vão perder peso logo. E realmente até perdem, mas se vão também nutrientes importantes para o corpo. Pois, a pessoa está perdendo líquidos, massa magra (músculos), proteínas musculares, que são importantes”, explicou a nutricionista Aline Vian Antunes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 300 milhões de adultos no mundo intero enfrentam problemas para alcançar o peso ideal. Não é por acaso que muitas pessoas se arriscam nas dietas milagrosas.

Câncer de boca atinge cerca de 14,97 homens e 3,96 mulheres a cada mil

O câncer é uma doença que pode ocorrer em qualquer parte do corpo do ser humano. É muito comum todos ouvirem falar sobre aqueles que atingem a mama, a próstata, o pulmão e até mesmo a cabeça. Agora, o que poucos ouvem falar é sobre um câncer que atinge uma parte muito importante, pela qual conseguimos nos expressar e ingerir os nutrientes necessários para nos mantermos vivos. O câncer de boca, que atinge cerca de 14,97 homens a cada mil e 3,96 mulheres a cada mil e que deve atingir 200 milhões de brasileiros este ano.

Segundo o cirurgião dentista, Kurt Feiden, pós-graduado em ortodontia, o câncer de boca atinge lábio, língua e garganta. “Como também, podem atingir partes como a mucosa bucal, bochecha e gengiva”, complementou Kurt. Ele destaca que o câncer que aparece nos lábios tem como principal fator de risco o sol e é mais freqüentes em pessoas brancas. “Principalmente em regiões como a nossa, que as pessoas possuem pele bastante clara”, enfatizou. Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de lábio registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior.

Já os cânceres em outras regiões da boca, na maioria dos casos, estão relacionados ao tabagismo e também ao alcoolismo. Seguido deste fator, o dentista Feiden ainda acrescenta a lista, as próteses dentárias mal adaptadas e uma má higiene bucal. E, como já foi exposto, atinge mais homens do que mulheres, principalmente acima dos 40 anos de idade. “Porém, o aparecimento desta doença está muito mais ligado ao tabagismo e ao álcool, do que aos demais fatores”, expôs o dentista.

A questão mais preocupante para os especialistas é que em um primeiro momento o paciente não apresenta dor. Entretanto, conforme Kurt, apresenta sintomas como o aumento dos gânglios linfáticos, ulcerações superficiais, aparecimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal e feridas. “Os sintomas são muito mais clínicos do que algo que a pessoa possa sentir, como dor ou algo neste sentido”, explicou Feiden. Em alguns casos podem ocorrer também sangramentos.

Resolvemos nos separar, e agora?

OBS: matéria publicada na revista Radar em 2009.

No momento em que a máxima “Até que a morte nos separe”, dura apenas alguns anos ou meses, o que fazer? O fim da lua de mel e a realidade do dia-a-dia fazem com que muitos casais, certos de uma paixão, logo mudem de idéia. Transformando as palavras e atos de carinhos em discussões sem fim, e a convivência em um mesmo espaço começa a parecer impossível. O casal, então, resolve se separar. E agora, o que fazer? Será que este processo é tão simples e rápido como muitos pensam ou é um início de mais uma grande briga?

Para advogada Daniela Cristine de Oliveira, o primeiro passo que um casal deve dar quando decide se separar é ter uma conversa. Pois, se houver um consenso entre o homem e a mulher, as coisas se tornarão mais fáceis. “Em uma separação consensual, os dois poderão discutir sobre a possibilidade de utilizar o mesmo advogado para fazerem um acordo quanto a separação, quem vai ficar com os filhos, o pagamento da pensão, como vai ser a divisão dos bens, se a esposa quer voltar a usar o nome de solteira ou se quer permanecer com o de casada”, ressalta Daniela. Somente depois disso, ela aconselha procurar um advogado.

A possibilidade de utilizar o mesmo advogado evita um processo judicial desgastante. Depois de feitas as escolhas de forma consensual, as vontades de ambas as partes serão colocadas no papel e os dois irão assinar. “O advogado do casal encaminha uma petição informando ao juiz que os dois concordam com os termos combinados”, explicou ela. Se as tratativas forem amigáveis, ainda existe outra saída. “Não havendo filhos menores de idade, o casal pode realizar a separação no tabelionato, sem a necessidade de passar por um processo judicial que na maioria das vezes demora muito tempo”, complementou a advogada Daniela.

Porém, se não existe um acordo entre as partes, cada um deverá escolher um advogado para se defender e o profissional entrará com uma ação judicial. “Neste caso, existem interesses diferentes a serem discutidos”, expôs a advogada. No caso da existência de filhos, Daniela lembra que a separação só poderá ser feita via judicial. “Desta forma, conforme o regime de bens que o casal escolheu no momento do casamento, vai ser feita a partilha, decida a guarda de filhos (se possuírem), pensão alimentícia”, destacou Oliveira.

Conforme ele, a briga se torna longa, “ainda mais no fórum de Teutônia que tem cerca de 12 mil processos para apenas um juiz e, apesar de ter sido aprovada a segunda vara, ainda vai demorar um pouco até entrar definitivamente em atividade”, expôs. Assim, o tempo também está a favor daqueles que acalmarem os ânimos e resolverem amigavelmente as pendências da separação. O casal que resolver seguir caminhos separados de forma consensual, em cerca de oito meses estará com o problema resolvido. Caso contrário, se as questões forem resolvidas através de um processo judicial, o casal pode esperar, com certeza, por mais de dois anos para estar definitivamente separados.